Sport x Botafogo e Flu x Náutico, duelos da zona do rebaixamento no fim de semana
   1 de setembro de 2009   │     0:04  │  0

JOGADORES DO BOTAFOGO JÁ SENTEM PRESSÃO CONTRA O REBAIXAMENTO
JOGADORES DO BOTAFOGO JÁ SENTEM PRESSÃO CONTRA O REBAIXAMENTO

O próximo fim de semana será de confronto direto entre o futebol de Pernambuco e o do Rio de Janeiro. Em jogo, não estarão a liderança do Campeonato Brasileiro ou vagas para a Libertadores. Mas, sim, a sobrevivência. Com a zona de rebaixamento ocupada exclusivamente por pernambucanos e cariocas, Sport x Botafogo, no sábado, na Ilha do Retiro, e Fluminense x Náutico, no Maracanã, no domingo, serão os duelos dos desesperados.

Em último lugar, com só 16 pontos e três vitórias em 22 rodadas, o Fluminense inicia a semana internado no interior paulista, depois de nova derrota, agora para o Santos . Na cidade de Itu, conhecida pelo tamanho exagerado das coisas, o time de Renato Gaúcho tenta pensar grande. O Náutico, rival na zona da agonia, é o primeiro adversário de uma sequência que precisa ser inversamente proporcional ao que foi feito até aqui. O primeiro jogo de vida ou morte dos muitos que restarão até o fim do campeonato.

Para chegar aos 45 pontos, que, segundo os matemáticos, livra qualquer time do rebaixamento, o Fluminense precisará quase de um milagre. São 29 pontos a ser conquistados nos próximos 16 jogos. Nove vitórias e cinco empates. Ou, para ter ainda mais tranquilidade, dez vitórias. Simplesmente o triplo do número de vitórias que o time conseguiu até agora.

– É difícil, mas enquanto tivermos chances, temos que acreditar. Não posso jogar a tolha. Desde que cheguei aqui ainda não tive uma semana inteira para trabalhar. Vamos ter agora – disse o técnico Renato Gaúcho, sobre a semana de treinamentos em Itu.

Em 18º, seis pontos à frente do Sport, o 19º, e a só dois de fugir da zona do rebaixamento, o Botafogo vai num astral melhor do que o Fluminense para seu confronto com pernambucano. O time vai se preparar em Saquarema, no CT onde a seleção de vôlei do Brasil costuma treinar para seus triunfos pelo mundo. Nada mais inspirador. E, ao contrário do abatimento demonstrado por Renato Gaúcho, o técnico Estevam Soares passa otimismo. Ele gostou do time no empate em 3 a 3 com o Grêmio, no Engenhão .

– Estou começando a ter uma visão muito boa da equipe. Reinaldo e Renato estão readquirindo a melhor forma, Jônatas mostrou qualidade e Ricardinho estreou. Somente o Renan está no departamento médico e, assim, as perspectivas técnicas são muito boas – explicou.

O treinador garante que a escalação de um time reserva contra o Atlético-PR, nesta quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, terá reflexo positivo no desempenho do Botafogo no Brasileiro.

– Alguns jogadores estão com o percentual de gordura acima do ideal, mas nesta semana todos poderão fazer um melhor treino físico. Além disso, daremos ritmo de jogo àqueles que vêm atuando menos, e nossa semana de trabalho em Saquarema será importante – avaliou.

Tags:, , ,