Há 20 anos, Maguila subia ao ringue para enfrentar Holyfield
   16 de julho de 2009   │     0:25  │  0

655444444444maguila1.jpg

Maguila não resistiu aos golpes de Holyfield

No dia 15 de julho de 1989, há exatos 20 anos e um dia, o Brasil inteiro ligou a televisão para acompanhar um ex-servente de pedreiro que se tornara o mais conhecido lutador de boxe do País: Adilson Rodrigues, o Maguila. No ringue do Caesars Palace, em Lake Tahoe, nos Estados Unidos, ele enfrentou Evander Holyfield, um dos grandes do boxe americano.Na ocasião, Maguila era o segundo colocado no ranking do Conselho Mundial de Boxe, enquanto Holyfield era o primeiro. Quem vencesse a luta, teria direito a enfrentar Mike Tyson, campeão unificado de pesos pesados.

Um primeiro round equilibrado, com Maguila desferindo golpes rápidos e tomando a iniciativa, enquanto seu oponente apenas o estudava detalhadamente, deu esperanças aos brasileiros. A empolgação também chegou a Maguila, o mítico Angelo Dundee – que treinou nomes como Muhammad Ali e Sugar Ray Leonard -, que o mandou atacar com mais força no segundo round. Então Maguila desmontou.

O brasileiro abriu a guarda para atacar e esqueceu de todo o resto. Foi aí que a técnica e o treinamento apurado do boxeador americano prevaleceram. Com uma série de golpes de direita ele levou Maguila ao chão, praticamente inconsciente, aos 1min29 do segundo assalto.

Foi a vitória do preparo diante da vontade. Era nítida a diferença entre os lutadores. Desde a forma física (Maguila tinha 100 quilos, enquanto Holyfied pesava 93 quilos) até a estratégia utilizada na luta.

Maguila, 51, parou de lutar e gravou até um CD de samba. Holyfield, 46, por sua vez, irá voltar aos ringues no próximo dia 26, na Etiópia.

Tags:,