Cruzeiro cobra providências da Conmebol e se isolará em hotel em Buenos Aires para final
   7 de julho de 2009   │     0:11  │  0

7677777777444jogadorescruzeiro1.jpg

Comemoração agora nem pensar; Cruzeiro está preocupado é com a nova gripe 

As preocupações do Cruzeiro para a final da Copa Libertadores também são extracampo e não se reduzem apenas ao Estudiantes de La Plata. O clube mineiro já toma providências diante do surto de gripe suína que avança pela Argentina.

A delegação da equipe ficará isolada em um hotel de Buenos Aires, com um andar todo reservado. “Vamos ficar em um andar separado, com todo o procedimento orientado por nossos médicos”, afirmou o supervisor Benecy Queiroz.

O supervisor detalhou os cuidados necessários na operação: a roupa de cama dos quartos tem de ser trocada a cada duas horas e máscaras devem ser usadas nas dependências. Passeios pelas ruas da cidade estão vetados. “O Cruzeiro terá um confinamento e vai sair apenas para o jogo e de lá para pegar o voo de volta a Belo Horizonte.”

No domingo, a diretoria mandou ofício à Conmebol (Confederação Sul-Americana de futebol), via CBF (Confederação Brasileira de Futebol), para saber quais cuidados são exigidos para o jogo.

Os cruzeirenses lembraram o rigor com o qual os clubes mexicanos foram tratados no início dos mata-matas da Libertadores, sendo vetados os jogos em seus domínios. E agora aguardam contato da entidade máxima brasileira com a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol).

“Nenhum de nós pode ser exposto a essa gripe. Queremos que tenham coerência e que nos deem a garantia de um órgão responsável argentino”, disse o diretor de futebol Eduardo Maluf. “”Não queremos tirar o mando de campo de ninguém, mas queremos que a Conmebol tenha o mesmo princípio que apresentou quando, diante dos casos na Cidade do México, primou pela integridade de saúde dos atletas. No nosso entender, a situação é muito mais caótica agora do que em relação àquela época.”

Enquanto a Conmebol não se pronuncia – a entidade, na semana passada, afirmou que as datas seriam mantidas, com duelo na quarta-feira em La Plata e a partida de volta no Mineirão no dia 15 de julho –, o clube mineiro se prepara para o duelo.

A Argentina já registra mais de 1.500 casos confirmados da nova gripe e, na última semana, eventos públicos foram cancelados e as aulas paralisadas nas escolas. O noticiário argentino assustou a diretoria, já que há a informação de que, com o clima frio, o contágio pode ser maior.

“Ninguém vai viajar tranquilo. Se a Conmebol marcar o jogo, nós vamos, mas não podemos esquecer que a responsabilidade é do órgão que organiza essa competição”, completou o diretor de futebol.

 

Tags:,