Flamengo prevê reuniões semana que vem para avançar por renovações de Dorival, David e Filipe Luís
   5 de novembro de 2022   │     13:30  │  0

Flamengo espera negociação rápida por mais um ano com Filipe Luís — Foto: REUTERS/Santiago Arcos

Flamengo espera negociação rápida por mais um ano com Filipe Luís — (Foto: REUTERS/Santiago Arcos)

Empresário do treinador é esperado no Rio após jogo com o Juventude e clube prevê reajuste para toda comissão. Proposta por um ano para defensores e permanência de Ayrton Lucas também estão em pauta

O Flamengo dará o pontapé inicial para o planejamento da temporada 2023 na semana que vem. A diretoria já debate as condições e prevê para próxima semana reuniões para oferecer renovação de contrato a Dorival Júnior, David Luiz e Filipe Luís.

Os casos são encarados de maneiras distintas, mas o clube tem otimismo em acordo sem que as tratativas se alonguem. Sobre Dorival, as duas partes já manifestaram interesse mútuo na continuidade e o Flamengo vai colocar na mesa um aumento para o treinador e toda sua comissão técnica: os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Setero, além do preparador físico Celso Rezende.

O reajuste já era previsto em caso de sucesso do trabalho, visto que o vínculo atual após rescisão com o Ceará tinha como ponto forte gatilhos consideráveis para premiações com os títulos conquistados.

As partes precisam debater o tempo de contrato e cláusulas futuras. Há correntes no clube favoráveis a um formato similar ao de Paulo Sousa, que não tinha multa para os dois lados em caso de ruptura ao término do primeiro ano.

A tendência é que o empresário Edson Khodor chegue ao Rio de Janeiro para tratar o tema após a partida com o Juventude, na próxima quarta-feira, em Caxias do Sul.

No caso dos jogadores, David Luiz e Filipe Luís vivem situações diferentes. A expectativa é de que a negociação com o lateral seja rápida como no ano passado, com a tendência para redução salarial e novos gatilhos por conquistas. Por ser dois anos mais novo, a situação do zagueiro é diferente e a diretoria avalia as condições para um aumento.

Quem já tem a situação definida é mesmo a dupla Diego Ribas e Diego Alves, que se despede do Flamengo no dia 31 de dezembro. O clube projeta homenagens para o jogo de despedida, marcado inicialmente para o dia 13 de novembro, no Maracanã, contra o Avaí.

Ainda não há consenso se o Flamengo fará uma nova proposta por Rodinei. Boa parte da direção entende que o ciclo se encerrou de maneira positiva com a volta por cima nas conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores, mas o tema não está encerrado e depende também dos anseios financeiros do jogador. O clube tem ainda Matheuzinho e Varela para a posição.

No lado esquerdo, o desejo é de permanência de Ayrton Lucas, mas uma coisa é certa: não há chance de exercer a cláusula de compra por 9 milhões de euros prevista em contrato.

O Flamengo projeta negociar a redução deste valor com o Spartak de Moscou e conta com a participação do lateral nas tratativas para facilitar o acerto.

Em último caso, não está descartado uma extensão de empréstimo fazendo valer o gatilho da Fifa que permite a suspensão de contratos com clubes ucranianos e russos até o fim da próxima temporada europeia. A prioridade, por sua vez, é resolver o assunto em definitivo.

Ainda com mais três jogos para fechar a temporada, o Flamengo olha primeiro para dentro para resolver pendências de olho em 2023. E a semana que vem promete ser de novidades.

Dorival Júnior com a taça da Libertadores — Foto: André Durão

Dorival Júnior com a taça da Libertadores — (Foto: André Durão)

David Luiz, Ayrton Lucas e Cebolinha em treinamento do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

David Luiz, Ayrton Lucas e Cebolinha em treinamento do Flamengo — (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Arivaldo Maia com Redação do ge – Rio de Janeiro