Análise: o que já se viu de Sylvinho no Corinthians em derrota marcada por erros individuais
   1 de junho de 2021   │     10:00  │  0

Sylvinho, técnico do Corinthians, no comando do time contra o Atlético-GO — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Sylvinho, técnico do Corinthians, no comando do time contra o Atlético-GO – (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Treinador dá pistas de ideias em partida de estreia.

Derrotado pelo Atlético-GO na estreia no Campeonato Brasileiro, o Corinthians deu pequenas mostras do que esperar do trabalho de Sylvinho nesta temporada.

Em seu primeiro jogo no comando do Timão, o treinador esbarrou em algo que vem prejudicando a equipe há vários trabalhos, de vários treinadores: erros individuais na tomada de decisão.

Com um Corinthians pouco inspirado individualmente, o Atlético-GO saiu vitorioso da série de três confrontos entre as equipes em um intervalo curto: nesta quarta, o rival será o mesmo, na mesma Neo Química Arena, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

À moda Europa

Em sua estreia como treinador de futebol no Brasil, Sylvinho “importou” ideias e conceitos da França, a começar pelo elegante terno azul escuro, com sapatos pretos e camisa branca.

Escalou o Corinthians em uma espécie de 4-3-3, com Roni e Camacho como volantes, Luan como meia de criação, Ramiro e Mateus Vital abertos pelas pontas e Gustavo Mosquito como homem mais avançado no ataque, flutuando pelo meio.

Assim, logo na estreia, começou abrindo mão de jogar com um centroavante fixo. Na defesa, desfez a dupla João Victor e Raul Gustavo e apostou em Gil na vaga de João.

A formação foi usada em sete dos 11 jogos que Sylvinho fez como técnico do Lyon. Se na França começou bem, no Brasil deu errado. O Corinthians tropeçou nos próprios erros e, mesmo quando chegou cara a cara com o goleiro Fernando Miguel, não deu conta de balançar as redes.

Embora frustrante, a derrota anda é apenas o passo inicial da trajetória do treinador no Corinthians. Sylvinho terá tempo e mais jogos para definir quem serão seus titulares e, claro, aprimorar suas ideias e conceitos de jogo na prática.

Blog com ge.globo – Ana Canhedo — São Paulo