Filme sobre Baggio explora pênalti do tetra e briga com pai
   29 de maio de 2021   │     9:00  │  0

‘Divino Baggio’ conta a história de Roberto Baggio

‘Divino Baggio’ conta a história de Roberto Baggio – 

(Foto: Stefano C. Montesi/Netflix)

Roberto Baggio ficou marcado pelo pênalti perdido na final da Copa do Mundo de 1994. O italiano chutou para fora e fez a festa da torcida brasileira que confirmou a conquista do tetracampeonato mundial.

Esse erro acaba no centro de ‘Divino Baggio’, um filme de ficção da Netflix sobre a vida do ex-jogador italiano, que entrou no catálogo da operadora de streaming nesta semana.

Se você é apaixonado por futebol e espera rever grandes jogadas do talentoso atacante, esqueça. Apesar de explorar o pênalti perdido por Baggio, o filme acaba deixando o futebol um pouco de lado e explorando os dramas pessoais do ex-jogador.

A difícil relação com o pai, que parece nunca estar satisfeito com as conquistas do filho, e as contusões seguidas ajudam na construção de uma narrativa de superação. Grande parte da história contada pela diretora Letizia Lamartine se passa entre o Mundial de 1994 e o de 2002.

A participação de Baggio na Copa do Mundo de 1990 não é lembrada, por exemplo.

O filme deixa o telespectador com uma dúvida logo no começo quando Florindo, pai de Baggio, diz que o filho fez uma promessa após a Itália perder a decisão do Mundial de 1970 para o Brasil. “Eu estava lá desolado, você veio até mim e disse ‘vou ganhar a Copa contra o Brasil por você, prometo'”, disse.

Essa suposta promessa acaba conduzindo toda a carreira de Baggio. O camisa 10 teve a chance de cumprir o acordo na competição nos Estados Unidos, mas acabou como grande vilão. No filme, pesadelos mostram o peso que ex-jogador, melhor do mundo no ano anterior, sentiu.

A produção também mostra o lado religioso de Baggio e mostra com o budismo foi importante para a sua evolução como jogador. Ele mudou completamente o estilo de vida ao conhecer a crença.

O filme é uma boa pedida para aqueles que não sabem nada sobre aquele cara que errou um pênalti e fez Galvão Bueno pirar na transmissão da Rede Globo com o seu famoso: “acabou, acabou… é tretra!”. E vale também para os apaixonados pelo futebol que poderão mergulhar em uma outra camada de um dos maios importantes jogadores da história do futebol italiano.

Andrea Arcangeli caracterizado como Roberto Baggio

Andrea Arcangeli caracterizado como Roberto Baggio – 

(Foto: Stefano C. Montesi/Netflix)

 

Blog com Equipe portal