Se vencer clássico, Náutico garante classificação à semifinal e pode assegurar vaga na Copa do Brasil
   16 de abril de 2021   │     19:15  │  0

Náutico vive grande fase e pode garantir liderança da primeira fase com duas rodadas de antecedência — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Náutico vive grande fase e pode garantir liderança da primeira fase com duas rodadas de antecedência – (oto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Em caso de vitória sobre o Santa Cruz, domingo, Timbu garante o segundo lugar geral, já que Retrô e Salgueiro, únicos que poderiam alcançá-lo, se enfrentam no mesmo dia. Se eles empatarem, Timbu assegura primeira posição.

O Náutico está muito perto da classificação direta às semifinais do Pernambucano. Para isso, basta vencer, no próximo domingo, o Santa Cruz. Assim, garante ao menos a segunda posição na primeira fase da competição – o suficiente para lhe garantir passagem antecipada para a semi. Além disso, com uma combinação simples, o Timbu pode também se garantir como primeiro colocado geral e confirmar, com isso, a ida à Copa do Brasil de 2022.

O cálculo não é difícil. Se vencer, o Náutico vai a 21 pontos em sete partidas. Só quem poderia ultrapassá-lo seriam Salgueiro e Retrô, que se enfrentam no mesmo dia. Com a quantidade atual de pontos e de jogos por fazer, o Retrô pode chegar a 22. O Carcará, 21 (iria para os critérios de desempate contra o Timbu).

Caso haja vencedor no duelo no Sertão, o time que somar os três pontos terá condição de seguir à caça do Náutico, mas o outro não. Isso garante ao menos a segunda posição para o Timbu.

Mas há um cenário ainda melhor para o time da capital: se, além de vencer, o Timbu contar com um empate entre Salgueiro e Retrô, nenhum deles poderá alcançar o Náutico, que, assim, assegura a primeira posição geral da primeira fase.

A liderança tem um bônus. Não apenas garante ao time a classificação direta às semifinais (do terceiro ao sexto colocados há disputa pelas quartas de final). Quem acaba na primeira posição da primeira fase se classifica para a próxima edição da Copa do Brasil (competição para a qual o Timbu não se qualificou neste ano).

Blog com ge.globo/Recife