Veja motivos para o Vasco aumentar esforços em busca de quebra de jejum contra o Flamengo
   15 de abril de 2021   │     9:40  │  0

Germán Cano disputa bola com Bruno Henrique no último duelo entre Vasco e Flamengo, em fevereiro — Foto: André Durão / ge

Germán Cano disputa bola com Bruno Henrique no último duelo entre Vasco e Flamengo, em fevereiro — (Foto: André Durão / ge)

Evitar que rival se aproxime da maior série invicta do clássico, chance do primeiro gol de Cano no duelo e de vitória de Cabo em jogos contra grandes do Rio de Janeiro são alguns deles.

Além da natural motivação que envolve um clássico, o Vasco tem outros pontos especiais para redobrar os esforços em busca de uma vitória sobre o Flamengo nesta quinta-feira, às 19h, no Maracanã. O ge separou cinco que reforçam a importância de bater o Rubro-Negro.

Evitar que o rival se aproxime da maior invencibilidade no confronto, nova chance para Cano desencantar no duelo, o fato de Marcelo Cabo ainda não ter vencido clássicos, botar água no chope de um adversário que vem de dois títulos e o mais relevante dos motivos em termos práticos: uma derrota significaria a eliminação vascaína no Carioca.

Entre maio de 1945 e março 1951, o Expresso da Vitória, cujo principal expoente era Ademir de Menezes, o Queixada, estabeleceu a invencibilidade mais duradoura do Clássico dos Milhões. Foram 20 jogos sem perder em quase seis anos. Atualmente, o Vasco não vence o Flamengo, que ostenta série invicta de 17 partidas, desde 24 de abril de 2016, quando fez 2 a 0, com gols de Andrezinho e Riascos.

Embora o Flamengo se aproxime dos 20 jogos de invencibilidade do arquirrival, é válido destacar que a série do Vasco é bem mais vitoriosa. Foram 15 vitórias, quatro por goleada (um 5 a 1, dois 5 a 2 e um 4 a 1), e cinco empates. A do Rubro-Negro é composta por mais empates (nove) do que vitórias (oito).

Que o Flamengo vive um dos grandes momentos de sua história não é novidade para ninguém, e, no último domingo, o rival conquistou mais um título, o da Supercopa do Brasil. A taça veio após empate no tempo normal e vitória nos pênaltis contra o Palmeiras, outro grande do Brasil que vive fase vitoriosa.

O Vasco tem chance de ouro para colocar água no chope do Flamengo e frear a animação dos rubro-negros, que vêm de duas conquistas recentes: o bicampeonato brasileiro foi vencido em fevereiro.

Além disso, o Vasco tenta voltar o bater o Flamengo no Maracanã. A última vitória vascaína no Clássico dos Milhões dentro do estádio foi em 27 de setembro de 2015: 2 a 1, com gols de Rodrigo e Nenê. Depois disso, foram 11 clássicos no palco do duelo desta quinta-feira, com três triunfos do rival e oito empates.

Por mais que a volta à Primeira Divisão seja a prioridade do ano, a Série B só começa no final de maio, e a terceira fase da Copa do Brasil está prevista para junho. Se o Vasco perder para o Flamengo, fica eliminado da semifinal do Carioca e relegado à disputa da Taça Rio, destinada às equipes que pararam na primeira fase. O empate também é péssimo resultado de olho na classificação.

Blog com Fred Gomes — ge.globo/Rio de Janeiro