Com 45 promessas sul-americanas, futebol nos EUA muda perfil de estrangeiros
   22 de março de 2021   │     21:20  │  0

A próxima temporada da Major League Soccer, a liga de futebol dos Estados Unidos, passará a contar com três promessas do futebol brasileiro: Brenner, 21 anos, ex-São Paulo; Caio Alexandre, 22 anos, ex-Botafogo; e Fábio, de 22, emprestado pelo Oeste ao New York Red Bull até junho deste ano. Essas transações fazem parte de um movimento cada vez mais intenso de transferência de atletas sul-americanos para os Estados Unidos.

Os clubes da MLS estão mudando o perfil de reforços estrangeiros. Durante anos, a liga foi vista como um campeonato em que destaques europeus jogariam antes de se aposentar. Foram os casos mais recentes de Andrea Pirlo, Steven Gerrard e Frank Lampard. Não é mais assim.

Hoje, 20 dos 27 times que vão disputar a próxima temporada da MLS têm em seus elencos pelo menos um jogador sul-americano de até 23 anos. As equipes contam com 45 atletas da região até 23 anos, sendo 13 argentinos, sete venezuelanos, seis uruguaios, seis colombianos, cinco equatorianos, quatro brasileiros, três paraguaios e um peruano. O outro brasileiro da lista, além de Brenner, Caio Alexandre e Fábio, é o goleiro Phelipe Megiolaro, de 22 anos, que foi novamente emprestado pelo Grêmio ao Dallas FC.

Um dos fatores que podem ajudar na transição dos atletas sul-americanos na MLS é a maior presença de técnicos do próprio continente nos últimos anos. Hoje, são cinco treinadores da América do Sul: os argentinos Gabriel Heinze (Atlanta United), Matias Almeyda (San Jose Earthquakes) e Hernán Losada (D.C. United), além do colombiano Óscar Pareja (Orlando City) e do venezuelano Giovanni Savarese (Portland Timbers). Não há ainda nenhum brasileiro.

No comando do Atlanta, Heinze foi peça importante na contratação do jovem compatriota Franco Ibarra, de apenas 19 anos, do Argentinos Juniors. Anunciado como reforço da equipe no mês passado, Ibarra fará companhia a outras três promessas: os argentinos Ezequiel Barco (21 anos) e Santiago Sosa (21 anos), além do paraguaio Erik Lopez (19 anos). Quem trabalha diretamente com Matias Almeyda no San Jose Earthquakes é o brasileiro Bruno Costa, chefe de scouting do clube. Além dele, a liga tem outros brasileiros nos cargos de diretor de futebol, como André Zanotta, do FC Dallas, e Ricardo Moreira, do Orlando City, além de Luiz Muzzi como vice-presidente de futebol também do Orlando.

Blog com ESTADÃO Conteúdo