Portuguesa cai para a Série D do Brasileiro
   20 de setembro de 2016   │     0:01  │  0

Com dívida superior a R$ 200 milhões, Portuguesa briga para não cair para quarta divisão nacional (Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Associação Portuguesa de Desportos caiu para a Série D do Campeonato Brasileiro (Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

 

A Associação Portuguesa de Desportos foi rebaixada para a Série D do Campeonato Brasileiro, na maior queda de sua história. Na condição de visitante, o tradicional time rubro-verde perdeu por 2 a 0 para o Tombense, resultado que provoca a queda à última divisão do futebol nacional.

Com uma campanha de quatro vitórias, dois empates e 12 derrotas, a Portuguesa alcançou apenas 14 pontos ganhos, terminando na penúltima posição do Grupo B da Série C do Brasileiro. O Guaratinguetá, com míseros quatro pontos, já estava rebaixado.

Fundada em 14 de agosto de 1920, a Lusa costumava participar da elite do futebol nacional e foi vice campeã em 1996. Ídolos como Djalma Santos, Julinho Botelho, Ivair, Enéas, Dener e Zé Roberto, entre outros, defenderam o clube, campeão paulista (1973), do Rio-São Paulo (1952 e 1955) e da Série B (2011).

A Portuguesa disputou a Série A do Campeonato Brasileiro em 2013 e acabou rebaixada após punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela escalação irregular de Heverton contra o Grêmio. Desde então, o clube não conseguiu se reerguer.

Em situação dramática esportivamente, a Portuguesa também está em crise administrativa. Atolado em dívidas, o clube pode ver parte do Canindé, seu principal patrimônio, leiloada no próximo mês de novembro para quitar débitos trabalhistas e empréstimos.

Blog com Gazeta Esportiva