Zé Ricardo ‘deixa a vida me levar’ no Flamengo e começa a dar sua cara ao time
   2 de junho de 2016   │     0:01  │  0

Zé Ricardo no treino desta segunda-feira Foto: Gilvan de Souza / Fla Imagem Técnico interino do Fla, Zé Ricardo tem outro teste importante na noite de hoje (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)

Técnico interino do Fla, Zé Ricardo tem outro teste importante na noite de hoje (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)

No imediatismo que pauta o Flamengo, Zé Ricardo trabalha no melhor estilo “deixa a vida me levar”. Interino contra a Ponte Preta e já confirmado para o jogo de hoje diante do Vitória, o treinador caiu nas graças da torcida depois de uma atuação nada convincente no domingo. Por isso, os dirigentes agem com precaução e seguem estudando opções mais experientes — como Abel Braga —, mas sem descartar a efetivação.

Embora seu nome sugira o improviso no planejamento, o perfil de Zé Ricardo nos primeiros dias chamou a atenção exatamente por características opostas a isso. Metódico e exigente, chegou de mansinho junto a jogadores, comissão técnica e diretoria para beber de todas as fontes possíveis. Em campo, por outro lado, adotou postura companheira sem deixar de lado a voz de comando. Ela foi ouvida em alto e bom som nos treinos desta semana no Ninho do Urubu.

Nas atividades foi possível notar a preocupação pela obediência tática e técnica. A cada jogada, exigia perfeição em fundamentos dos atletas que não atuaram os 90 minutos contra a Ponte Preta. Assim como na partida, os jovens com quem já trabalhou foram os que mais ouviram as instruções de Zé Ricardo. Mas o que se ouve mesmo do Ninho do Urubu à Gávea são elogios ao comportamento dedicado e à personalidade do técnico do sub-20.

“Todos estão gostando”, garantiu um vice-presidente. Como de costume, após a partida de domingo, a comissão técnica chegou mais cedo ao Centro de Treinamento para reunião de rotina. No encontro são estudados os números colhidos pelos profissionais de análise de desempenho e dados médicos.

Zé Ricardo, que participou ativamente da reunião, pretende usar todos os elementos para introduzir seu método de trabalho. Se não foi possível ver a mão do treinador contra a Ponte Preta, espera-se que diante do Vitória o interino já dê ao time alguns de seus toques. Pela atividade de segunda-feira, as triangulações são a aposta na hora do ataque.

Enquanto se familiariza com o futebol profissional do Flamengo, Zé Ricardo aguarda a definição da diretoria sobre sua permanência. Os jogadores, em um primeiro momento, já deram o aval.

— O Zé é um bom treinador, conhece futebol e sabe o que fala. Vai nos ajudar muito — elogiou Willian Arão.

Por enquanto, Zé Ricardo vai sendo levado por torcedores, jogadores, comissão técnica e diretoria. O otimismo no Flamengo, porém, é tão grande quanto a cautela. O tal ditado vale também para o sucessor de Muricy Ramalho: a bola pune.

 

Blog e EXTRA