São Paulo atrasa pagamentos, e Lugano é pivô de racha no grupo
   23 de fevereiro de 2016   │     0:04  │  0

O zagueiro uruguaio Diego Lugano, durante sua apresentação no São Paulo
O zagueiro uruguaio Diego Lugano, durante sua apresentação no São Paulo (Foto: SPFC)

Mais um capítulo da nova crise que se desenrola no São Paulo foi escancarado no final da última semana.

Atrasos de pagamentos de direitos de imagem e de premiações fizeram o elenco instituir um pacto de silêncio com a imprensa que acabou se tornando pivô de uma briga interna no grupo, segundo informações da “ESPN.com”, confirmadas pela Folha.

O São Paulo confirmou o atraso nos pagamentos de direito de imagem de dezembro do ano passado e de janeiro deste ano, mas, segundo o clube, o valor referente a dezembro começou a ser pago nesta quinta-feira. O de janeiro ainda está totalmente pendente.

Ainda segundo o clube, a diretoria já vinha se reunindo com os jogadores para esclarecer a situação.

Os jogadores combinaram, antes da partida contra o The Strongest (BOL), que não falariam com a imprensa, mesmo que o resultado fosse positivo.

Na terça-feira (16) que antecedeu o jogo contra os bolivianos, nenhum jogador quis dar a habitual entrevista coletiva, e Bauza, que não costuma falar antes das partidas, foi quem se dirigiu à imprensa.

Segundo a o site da “ESPN”, o plano do elenco são-paulino seria, com uma boa vitória, mostrar ao torcedor que, mesmo sem receber, o time não deixaria se afetar dentro de campo. A derrota complicou o planejamento.

Após a partida, Lugano defendeu que os atletas falassem e causou um mal estar e discussão com Michel Bastos, que tem sido o capitão da equipe desde o começo da temporada.

A maioria dos jogadores ficou do lado de Bastos e contra Lugano. Além do uruguaio, os atacantes Calleri e Kardec e o goleiro Denis também falaram com a imprensa na saída do vestiário.

Mas, essa semana começou amena para o São Paulo. Afinal, nada melhor do que uma vitória para colocar panos quentes na crise. No último domingo, o time tricolor não esbanjou bom futebol, mas bateu o Rio Claro por 1 a 0, no Pacaembu, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. Em campo, duas novidades: Lugano, que voltou após quase dez anos, e Michel Bastos, capitão até a última semana e vetado de surpresa por Edgardo Bauza.

Alvo sistemático de protestos por parte da torcida, Michel teve uma semana atribulada. Ele foi o mais criticado pelo “pacto de silêncio” dos jogadores são-paulinos após a derrota ante o The Strongest-BOL, na última quarta, pela Libertadores. No sábado, Bauza anunciou que Michel não iria a campo neste final de semana. O resultado ante o Rio Claro, entretanto, serviu para o time são-paulino “limpar a barra” do camisa 7.

 

Blog com FOLHA DE SÃO PAULO