Polícia Militar veta o ‘pau de selfie’ nos estádios paulistas
   31 de janeiro de 2015   │     0:07  │  0

Os torcedores que forem aos estádios de São Paulo acompanhar jogos do Campeonato Paulista e quiserem registrar o momento em câmeras ou celulares precisarão voltar a pedir para terceiros tirarem as fotos. Isso porque o selfie stick, bastão utilizado para acoplar câmeras e tirar fotos em grupo, entrou na lista da Polícia Militar de objetos proibidos nos estádios. De acordo com a organização, o objeto pode ser utilizado para agressão. Existe também o temor de que ele se transforme em arma de briga entre torcidas.

Batizado no Brasil de “pau de selfie”, o objeto está na moda e virou artigo disputado – alguns modelos saem por mais de R$ 100 – entre pessoas que gostam de registrar os mais variados tipos de situação para compartilhar em suas redes sociais. A moda também invadiu a Europa no rastro do sucesso das selfies, tipo de fotografia onde o personagem é, ao mesmo tempo, fotógrafo e fotografado.

“Existe uma preocupação porque esse objeto pode de fato se tornar um bastão e ameaçar a integridade das pessoas. Há uma resolução da secretaria de Segurança nesse sentido. Essa legislação proíbe esse tipo de materiais”, explica o Tenente Vasconcelos, do 2º Batalhão de Choque da PM.

De acordo com a Lei 10671/03, Art. 13, Inciso II do Estatuto do Torcedor, é proibido “portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência”.

São Paulo não é o primeiro estado a adotar a proibição. O pau de selfie está vetado também nos estádios da Bahia, no Mangueirão (Belém) e também na Arena Grêmio, em todos por motivo de segurança.

 

Blog com A TARDE