Ecclestone elogia Hitler e diz que ditador “fazia as coisas acontecerem”
   5 de julho de 2009   │     0:14  │  0

11111111111eclstone.jpg

Declarações polêmicas de Ecclestone repercutiram na imprensa mundial

A ditadura de Adolf Hitler na Alemanha, que perdurou entre 1933 e 1945 e provocou a Segunda Guerra Mundial — além do Holocausto, com a morte de cerca de seis milhões de judeus —, foi um dos capítulos mais sangretos da história da humanidade.

Ainda assim, há quem faça elogios ao líder nazista, como Bernie Ecclestone: entrevistado pelo jornal “The Times” na edição de ontem (4), o presidente da Formula One Management disse que o austríaco conseguia “fazer as coisas acontecerem” e disse preferir regimes totalitários às democracias.

“É terrível dizer isso, mas tirando o fato de que Hitler fez coisas — que eu não tenho ideia se eram da sua vontade ou não —, ele conseguia comandar muita gente, fazendo tudo acontecer”, disse o dirigente. “No final, ele se perdeu, então não era um ditador tão bom assim. Afinal, ou ele sabia de tudo que estava acontecendo e insistiu com isso, ou então permitiu que tudo fosse feito daquela maneira… de qualquer jeito, não agiu como um ditador.”

Ecclestone foi mais além, ao criticar as democracias modernas. “Elas não fizeram bem para muitos países, incluíndo este aqui”, ao falar do Reino Unido. O inglês também mostrou seu apreço por governos baseados na força. “Políticos ficam muito preocupados com eleições. Nós fizemos algo terrível quando apoiamos a ideia de tirar Saddam Hussein (do Iraque). Ele era a única pessoa que podia controlar aquele país.

E foi a mesma coisa com Taliban (no Afeganistão). Nós entramos em países e nem conhecemos sua cultura, como os norte-americanos, que devem ter imaginado que a Bósnia seria como uma vila em Miami. Há gente passando fome na África e nós não fazemos nada, mas nos envolvemos em coisas que deveríamos deixar para lá”, declarou.

Tags:,