Saudades do fantástico narrador Fiori Giglioti, um nome que o rádio esportivo não pode esquecer jamais
   27 de julho de 2008   │     1:59  │  0


– Copa América de 1995, em Rivera, fronteira do Uruguay com o Brasil. Transmitindo ao vivo todos os jogos da Seleção Brasileira, juntamente com Walmari Vilela e os Craques do Timaço da Gazeta, pude conviver durante 30 dias, aproximadamente, com Fiori Giglioti, um dos narradores mais amados do rádio brasileiro.

– Acostumado a ouvir suas transmissões pela Rádio Bandeirantes de São Paulo, desde muito jovem em Palmeira dos Índios, tive o grande prazer de narrar diversos jogos ao seu lado, observando seu jeito de trabalhar, sua colocação perfeita de voz, seus “bordões” maravilhosos e, principalmente, sua humildade.

– Suas expressões encantaram o torcedor brasileiro:
“Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo”
“O tempo passa torcida brasileira”
“Tenta passar, mas não passa!”
“Crepúsculo de jogo”
“Agüenta coração!”
“Uma beleeeeeza de gol!”
“Um beijo no seu coração”, entre outras que marcaram um tempo novo criado pela sensibilidade de Fiori. Faleceu em 08/06/2006, vítima de câncer, aos 77 anos. Ninguém foi tão digno e amigo quanto Fiori Giglioti. E seu improviso ainda não encontrou substituto. Afinal, ouvir um jogo pelo rádio, com narração de Fiori Giglioti, significava ouvir um concerto de uma grande orquestra, ou um show de um astro da melhor qualidade. Com o seu desaparecimento posso afirmar que “fecharam-se as cortinas e terminou o espetáculo”.

Escrito por Arivaldo Maia