Cléber Queiroga explica função da fisiologia do CSA na pré-temporada
   2 de dezembro de 2023   │     5:00  │  0

Queiroga diz que objetivo é entregar análises o mais breve possível à comissão — Foto: Reprodução/CSA TV

Queiroga diz que objetivo é entregar análises o mais breve possível à comissão — (Foto: Reprodução/CSA TV)

Profissional diz que meta é maximizar o trabalho para entregar o grupo qualificado à comissão.

O CSA define os últimos detalhes para começar a pré-temporada. Fisiologista do clube, Cléber Queiroga explicou como será a dinâmica do trabalho do departamento de fisiologia.

– Iniciando a pré-temporada, todos os atletas que chegam ao clube são avaliados pela fisiologia, todo departamento de performance do clube, departamento médico, a fisioterapia… E aí a gente coleta todos os dados iniciais desses atletas, as avaliações que são importantes para direcionar toda pré-temporada, e individualizar as necessidades de cada atleta – disse o fisiologista, em entrevista ao canal oficial do CSA.

Queiroga justificou que essas avaliações fazem parte do planejamento intersetorial.

– É um protocolo inicial onde a gente possa tentar maximizar esses resultados de uma forma mais rápida e entregar ao treinador o elenco da melhor forma possível.

Queiroga também comentou qual será a dinâmica adotada para dividir todo elenco de forma a otimizar o tempo e iniciar o trabalho físico dos jogadores.

– Inicialmente, a gente vai dividir em três grupos onde um primeiro grupo vai estar fazendo os exames cardiológicos, o segundo, os fisiológicos e da nutrição, e o terceiro grupo na fisioterapia e com o departamento médico. E a gente vai rodar esses grupos, justamente, pra maximizar esse tempo e já na terça-feira a gente terminar todas as avaliações e iniciar o nosso trabalho.

A apresentação do CSA está marcada para a próxima segunda-feira, no CT Gustavo Paiva. A estreia na temporada 2024 será no dia 7 de janeiro, em Maceió, contra o Iguatu-CE, pela Pré-Copa do Nordeste.

Arivaldo Maia com Redação do ge – Alagoas