Filipe Luís decide se aposentar dos gramados, mas pode continuar no Flamengo
   1 de dezembro de 2023   │     16:00  │  0

Filipe Luís atua pelo Flamengo desde 2019Com alta qualidade, Filipe Luís atua pelo Flamengo desde 2019 — (Foto: Lucas Tavares)

Lateral-esquerdo de 38 anos conquistou 10 títulos com a camisa rubro-negra.

Ídolo do Flamengo, o lateral-esquerdo Filipe Luís decidiu se aposentar do futebol e deve anunciar sua escolha ainda nesta semana. O jogo da próxima rodada entre Flamengo e Cuiabá, no domingo, marcará a despedida do jogador de 38 anos do Maracanã e o confronto diante do São Paulo, na quarta-feira, será seu último como profissional.

A tendência é que Filipe Luís permaneça no clube carioca, mas o cargo ainda não está definido. O lateral já tem a Licença B da CBF — destinada a profissionais que pretendem atuar em categorias de base — e, em dezembro, iniciará as aulas para a Licença A, para poder comandar equipes profissionais. As informações são do ge.

Havia a expectativa que Filipe Luís renovasse com o Flamengo até o fim do Campeonato Carioca para que o clube fizesse uma despedida honrosa do veterano na competição de 2024, mas o plano não foi para frente. Em maio, Filipe Luis declarou que se não fosse no Flamengo não jogaria mais futebol. No segundo semestre, teve alguns problemas físicos e não conseguiu ser útil como gostaria.

Neste ano, Filipe Luís viveu quatro idas ao departamento médico e fez apenas 20 jogos. Após o vice na Copa do Brasil, o jogador postou um longo texto nas redes sociais, em que se desculpa e fala de certa maneira em nome do elenco do Flamengo, e em tom de despedida.

“Eu te amo Flamengo. Sempre te amarei”, diz a frase final da postagem.

Filipe Luís chegou ao Flamengo no meio de 2019, após seu contrato com o Atlético de Madrid se encerrar, e ao todo fez 175 jogos com a camisa do clube carioca, com 111 vitórias, 32 empates e 32 derrotas. O lateral marcou quatro gols e deu nove assistências.

O defensor foi fundamental para a segunda maior geração da história do clube. Pelo Flamengo, Filipe conquistou 10 títulos: Libertadores (2019 e 2022), Brasileirão (2019 e 2020), Copa do Brasil (2022), Supercopa (2020 e 2021), Recopa (2020) e Cariocas (2020 e 2021).

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA