Chance de título do Botafogo cai para 35,2% após derrota; Bragantino chega a 32,3%
   8 de novembro de 2023   │     12:00  │  0

Clube alvinegro tinha 90% de chances de ser campeão na 29ª rodada do Brasileirão.

Após completar quatro jogos seguidos sem vitória — são três derrotas e um empate —, o Botafogo viu as suas chances de título caírem de 90%, na 29ª rodada, para 35,2%, ao fim da rodada 32.

Segundo a Bola de Cristal do Brasileirão, o campeonato voltou a ficar aberto e a probabilidade do Bragantino, terceiro colocado, levantar a taça chegou a 32,3%.

O vice-líder Palmeiras aparece com a terceira maior porcentagem: são 25,4%. Grêmio, com 5,1%, e Flamengo, com 1,5%, são os times que possuem mais de 1% de chance de título, de acordo com os dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atlético-MG (0,41%), Athletico (0,003%) e Fluminense (0,001%) são os outros times com chances de ser campeão, mesmo que, até aqui, remotas. As outras 12 equipes, segundo a ferramenta do GLOBO, não possuem nenhuma porcentagem sequer de se aproximar do líder Botafogo.

Apesar da sequência negativa e de ver o Palmeiras igualar em números de pontos na tabela, o Botafogo ainda depende apenas de si para ser campeão brasileiro. É o mesmo caso do Bragantino, que está em terceiro com 58 pontos, mas possui um jogo a menos em relação ao vice-líder Palmeiras e tem um confronto direto contra o líder daqui a duas rodadas.

Os dados da UFMG apontam que com 75 pontos as chances de título ultrapassam 99%. E para chegar nessa pontuação mágica, o Botafogo precisa somar 16 pontos dos 21 que ainda tem para disputar, o mesmo número que o Palmeiras, que tem 18 pontos em disputa. Já o Bragantino precisa fazer 17 em sete jogos.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA – Rio de Janeiro