Tite tem contrato com o Flamengo até o fim da temporada 2024 — (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo/Divulgação)
Declarações do comandante rubro-negro, que chegaram a dividir opiniões quando estava à frente da seleção, viraram uma de suas marcas.
Os externos desequilibrantes (ou pontas criativos) e os homens terminais (ou atacantes finalizadores) do elenco do Flamengo já se preparam para a chegada do novo técnico. Não se perca: Tite carrega um “glossário” próprio. Ao longo dos anos no Corinthians e na seleção brasileira, ele desenvolveu termos muito particulares para discutir suas ideias de futebol.
Além dos citados, há também o lateral construtor, aquele capaz de criar jogadas pelo meio, como Danilo, um de seus homens de confiança na época de seleção brasileira.
A “treinabilidade” — capacidade de aprender e se adaptar com as orientações dos treinamentos — de seus jogadores é muito importante para que Tite possa desenvolver ideias como o “rec 5”.
É como ele chama a contra pressão para recuperar uma bola perdida ainda no ataque em pelo menos cinco segundos após a perda. Ou para trabalhar a importância da “zona 14”, a forma como o treinador chama o setor em frente à área rival, em sua divisão particular de 18 zonas.
Os termos, que juntos formam o “titês”, dividiram opiniões enquanto ele esteve à frente da seleção, mas viraram uma marca dele. Treinador de perfil calmo nas palavras, os críticos até apontam que ele trata demais o futebol como ciência, precisando de tradução para sua “língua” particular. Por isso, simplificamos os principais verbetes do dicionário de Tite.
Externo desequilibrante
É o ponta. Jogador que atua pelo lado (por fora) do campo, e faz diferença com jogadas de velocidade, criando chances de gol pelo lado e surpreendendo a defesa.
Homem terminal
Nada mais que o atacante principal, o centroavante. É o jogador que comanda o ataque e tem a responsabilidade de finalizar (terminar) as jogadas.
Lateral construtor
Lateral que tem uma habilidade maior de passe e de criar jogadas por dentro, ao invés de ser um jogador rápido e de lado.
Rec 5
Momento em que o time perde a posse de bola e faz a pressão para pegá-la de volta rapidamente, ainda no campo de ataque. Expressão para indicar uma recuperação de posse em até cinco segundos.
Treinabilidade
Habilidade que o jogador possui de evoluir durante os treinos. Para Tite, esta capacidade para os seus comandados se adaptarem aos seus pedidos é importante.
Eixo central
Principais jogadores de uma equipe. Tite já usou esse termo para se referir a Gabigol, Arrascaeta, Pedro e Everton Ribeiro, em seu melhor momento na temporada de 2022 do Flamengo.
Último terço
Uma divisão do campo em três partes: defesa, meio e ataque. O setor ofensivo é o terceira parte final, onde o time faz os gols e precisa estar bem coordenado.
Zona 14
Outra forma de divisão do campo criada por Tite, em três linhas e seis colunas (18 zonas). A defesa representa as áreas de 1 a 9, enquanto o ataque vai de 10 a 18. A zona 14 é localizada imediatamente em frente à área, também é conhecida como funil, onde mais pode se criar ou mesmo definir jogadas perigosas.
Arivaldo Maia com Redação do EXTRA