Pogba passa a receber salário mínimo na Juventus após positivo em exame antidoping
   9 de outubro de 2023   │     1:00  │  0

Pogba testou positivo para testosteronaPogba testou positivo para testosterona — (Foto: MARCO BERTORELLO / AFP)

Meio-campista francês está sujeito a uma suspensão de quatro anos, que pode ser reduzida.

Após testar positivo na contraprova do exame antidoping, o meio-campista Paul Pogba começou a sofrer as consequências, principalmente no quesito financeiro. Segundo o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o jogador de 30 anos deixou de ser o atleta mais bem pago pela Juventus, ganhando 8 milhões de euros por temporada, para receber um salário mínimo para jogadores de futebol, de 42 mil euros.

A Juventus já havia decidido suspender Pogba assim que o primeiro teste de antidoping deu positivo para testosterona. Desta forma, o francês já não poderia treinar e nem ter qualquer contato com os demais integrantes do elenco do time italiano. O clube ainda estuda se irá rescindir o contrato com Pogba — situação pode acontecer em caso de suspensão superior a seis meses.

Pogba tem até sete dias para apresentar sua defesa. Ele está sujeito a uma suspensão de quatro anos, que pode ser reduzida para metade se conseguir comprovar que o uso não foi intencional, ou mesmo diminuir alguns meses da pena se a utilização da substância tiver ocorrido fora de competição e não estiver ligada ao seu nível de desempenho.

O resultado positivo no exame teria ocorrido pelo fato de o francês ter ingerido a substância proibida presente em um suplemento (adquirido nos Estados Unidos), que ele teria tomado por orientação de um médico de fora do clube.

O meio-campista sequer foi a campo na partida pela Juventus na qual foi feita a coleta do material para a análise, mas foi sorteado para o exame. Ele atuou nos jogos seguintes, contra Bologna e Empoli, totalizando 52 minutos. Pogba voltou recentemente de uma lesão prolongada e disse que estava pronto para recuperar o seu lugar e demonstrar o seu valor na Juventus.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA