Contraprova confirma doping de Pogba, que testou positivo para testosterona
   7 de outubro de 2023   │     21:00  │  0

Pogba testou positivo para testosteronaPogba testou positivo para testosterona — (Foto: Isabella BONOTTO / AFP)

Meio-campista de 30 anos corre risco de ser suspenso por quatro anos do futebol.

O meio-campista Paul Pogba, da Juventus, testou positivo novamente para testosterona em uma contraprova realizada no laboratório olímpico de Acqua Acetosa, em Roma.

O novo exame foi feito pois o teste de antidoping inicial, feito após a partida contra a Udinese, pela primeira rodada do Campeonato Italiano, já havia sido encontrado traços da substância no jogador francês.

Desta forma, foi realizado um novo exame em Pogba, que confirmou a positividade para testosterona, segundo informa a agência ANSA.

O francês já estava provisoriamente suspenso pelo Tribunal Nacional Antidoping (NADO) da Itália e a Juventus vai tomar a decisão do que fazer com o futuro do atleta, cujo contrato vai até julho de 2026.

Agora, Pogba tem até sete dias para apresentar sua defesa. Ele está sujeito a uma suspensão de quatro anos, que pode ser reduzida para metade se conseguir comprovar que o uso não foi intencional, ou mesmo diminuir alguns meses da pena se a utilização da substância tiver ocorrido fora de competição e não estiver ligada ao seu nível de desempenho.

Segundo o jornal Gazzetta Dello Sport, o resultado positivo teria ocorrido pelo fato de o francês ter ingerido a substância proibida presente em um integrador (adquirido nos Estados Unidos), que ele teria tomado por orientação de um médico de fora do clube.

O meio-campista sequer foi a campo na partida pela Juventus na qual foi feita a coleta do material para a análise, mas foi sorteado para o exame. Ele atuou nos jogos seguintes, contra Bologna e Empoli, totalizando 52 minutos. Pogba voltou recentemente de uma lesão prolongada e disse que estava pronto para recuperar o seu lugar e demonstrar o seu valor na Juventus.

Arivaldo Maia com O Globo