Do que o Botafogo precisa para ser campeão brasileiro? Veja cálculos após momento de instabilidade
   2 de outubro de 2023   │     12:00  │  0

Shield Logo, Botafogo De Futebol E Regatas, Loja Oficial Botafogo, Football, Copa Sudamericana, Sports, Rio De Janeiro, Brazil, Botafogo De Futebol E Regatas, Loja Oficial Botafogo, Football png

Vindo de três derrotas consecutivas no campeonato, líder ainda tem sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

O Botafogo vive um momento de oscilação no Campeonato Brasileiro, com três derrotas seguidas. Ainda assim, segue na liderança com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Palmeiras, e tem grandes chances de ser o campeão. Para isso, segundo o histórico do Brasileirão de pontos corridos com 20 times, precisa somar entre 24 a 26 pontos.

A equipe de Bruno Lage tem 51 pontos somados nas 24 rodadas que já foram disputadas. Desde que o Brasileirão passou a ter esse formato, nenhum time que superou a marca dos 74 pontos terminou sem a taça. Para isso, bastam 24 ou oito vitórias nos 14 confrontos que restam.

Somando os 18 campeões do formato atual, a média de pontos é de 77. Para chegar a esse patamar, o Alvinegro precisaria somar 26, ou vencer oito vezes e ainda somar mais dois empates. Restam 42 pontos em disputa até o fim da atual edição.

O aproveitamento necessário para atingir essa meta é de 57%. Sob o comando de Bruno Lage, o Alvinegro tem um aproveitamento de 44,4% dos pontos no Brasileirão.

Um aliado pode ser o Estádio Nilton Santos. Jogando ao lado da torcida, o Glorioso venceu 11 das 12 partidas que fez. Pela frente, ainda terá sete jogos, sendo dois confrontos diretos com candidatos ao título em Palmeiras e Grêmio. Se mantiver o aproveitamento em casa, precisaria apenas de uma vitória e um empate nas partidas fora de casa para atingir a meta.

Próximo jogo do Botafogo será amanhã, às 20 horas, no Rio, diante do Goiás.

Arivaldo Maia com Redação do ge — Rio de Janeiro