Lucas Moura volta para casa e cumpre promessa com o título da Copa do Brasil no São Paulo
   26 de setembro de 2023   │     23:00  │  0

“Quero conquistar títulos, quero marcar meu nome na história do São Paulo mais uma vez.” Foi assim, com um objetivo traçado, que Lucas Moura iniciou o segundo capítulo de sua trajetória no tricolor paulista. O ano de 2023 poderia ter sido bem diferente tanto para o jogador quanto para o clube se o casamento, reatado após 11 anos, não tivesse sido concretizado. O meia precisava de uma nova história. Os são-paulinos, de um ídolo.

Liberado no meio do ano pelo inglês Tottenham para procurar um novo clube, Lucas tinha o desejo de continuar na Europa ou jogar nos Estados Unidos. Monitorado pelo São Paulo desde quando decidiu rumar ao Velho Continente, o meia era um dos sonhos da diretoria, que convenceu o atleta a assinar um contrato pelo menos até o fim de 2023. Apesar de sua contratação não ter tido o mesmo impacto midiático do ex-Real Madrid James Rodríguez, Lucas qualificou uma equipe que carecia de referências técnicas.

Dorival Júnior teve um diagnóstico imediato sobre como deveria escalar Lucas Moura para tirar o melhor do jogador. Escalado como ponta durante boa parte de sua carreira na Europa, o atleta foi colocado para atuar mais centralizado, e o time tricolor passou a ganhar mais poder de fogo. Em sua reestreia com a camisa são-paulina, Lucas marcou no empate por 1 a 1 com o Flamengo, no Maracanã, pelo Brasileirão. Era o presságio de um retorno triunfal.

A primeira grande atuação de Lucas Moura aconteceu na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, no Morumbi, pelas semifinais da Copa do Brasil. O bom desempenho do meia permitiu ao time tricolor pressionar o adversário de uma maneira que ainda não havia feito na temporada diante de sua torcida, revertendo o placar de 2 a 1 sofrido na partida de ida. O gol da classificação saiu justamente dos pés de Lucas, colocando o São Paulo novamente em uma final de Copa do Brasil após 23 anos.

Arivaldo Maia com Redação do ESTADÃO CONTEÚDO