Botafogo perdeu por 1 a 0 para o Atlético-MG no último sábado — (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Alvinegro terminou o primeiro turno do campeonato com 90,9% de probabilidade de conquistar o título, mas índice está em 81,2% após últimos jogos.
A terceira derrota consecutiva do Botafogo na temporada, para o Atlético-MG, no sábado, por 1 a 0, fez as chances do alvinegro voltar a vencer o Brasileirão depois de 28 anos diminuir mais algumas casas. Hoje, a equipe comandada por Bruno Lage tem 81,2% de chance de ser campeão, o que representa uma queda de 9,7% em relação ao fim do primeiro turno, quando chegou a 90,9%.
Os números são da Bola do Cristal do Brasileirão, com cálculos do departamento de matemática da UFMG.
Ao final das 19 primeiras rodadas, o Botafogo havia feito a melhor campanha do primeiro turno do Brasileirão desde o início da disputa por pontos corridos, em 2003. A equipe somou 47 pontos dos 57 dos 57, com 15 vitórias, dois empate e duas derrotas. Mas nas quatro primeiras rodadas do segundo turno, só somou mais quatro pontos: foram duas derrotas, um empate e uma vitória. O aproveitamento, que era de 82,5%, agora é de 73,9%.
Aliado aos resultados frustrantes, o Botafogo também vê suas chances caírem pela boa fase do Palmeiras. No final do primeiro turno, o time comandado por Abel Ferreira estava na terceira colocação entre os mais prováveis a levantar a taça, com 1,2%, e hoje o número saltou para 9,9%. A distância de 13 pontos entre as equipes caiu para 7, já que no mesmo período o alviverde venceu três partidas e empatou uma.
O Grêmio, que era o segundo mais provável com 2,8% de chances, hoje tem 3,9%. Entre os times que passam de 1% de chance estão o Bragantino (que caiu de 1,8% para 1,5%), o Fluminense (saiu de 0,97% para 1,3%) e o Flamengo (aumentou de 0,87% para 1,2%).
Arivaldo Maia com Redação do EXTRA