Botafogo tem setembro como mês decisivo na disputa pelo título do Brasileirão
   14 de setembro de 2023   │     12:00  │  0

Bruno Lage dá orientações no treino do BotafogoBruno Lage dá orientações no treino do Botafogo — (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Mês dará fim a sequência mais difícil do alvinegro no campeonato; se manter dois jogos de vantagem, dificilmente time de Bruno Lage não vencerá o campeonato.

Por mais que o Botafogo só entre em campo no sábado, contra o Atlético-MG na Arena MRV, o alvinegro já “entra em campo” indiretamente, ontem no Brasileirão, com o jogo do Flamengo, que interessa demais ao time de Bruno Lage. A 12 pontos do Botafogo na tabela, o rubro-negro tem sequência que pode ser considerada mais tranquila em relação aos outros três concorrentes no G4. O Botafogo, por sua vez, a mais complicada.

Além do Galo em Belo Horizonte, na sexta-feira da semana seguinte, dia 22, o alvinegro enfrentará o Corinthians, em São Paulo. Ao menos a partida representará também o fim de uma sequência complicada para o Botafogo no Brasileiro. Antes, o time teve o clássico contra o Flamengo, o Bahia, no Nilton Santos, e o São Paulo, no Morumbi.

Até o momento, passados três jogos dessa sequência, o cenário não é tão ruim. Afinal, o time começou o turno com 13 pontos de vantagem do vice-colocado e agora está 10 à frente do Palmeiras. Por outro lado, precisa dar uma resposta emocional contra o Galo após a polêmica coletiva de Bruno Lage depois do clássico.

— Sabemos que será um jogo difícil lá, o Atlético-MG está com um novo estádio, vem de vitória no jogo que teve em casa. É um time difícil, com bons jogadores, temos que estar focados para ir lá e buscar os três pontos. É um jogo difícil em Minas, mas tenho certeza de que com essa semana cheia para trabalhar vamos conseguir o objetivo — disse Marçal.

Já o Palmeiras terá um jogo contra o Goiás nesta rodada e, posteriormente, terá um duelo direto contra o Grêmio, que ocupa a terceira colocação do Brasileirão. O time de Renato Gaúcho fará uma partida a mais no período, contra o Corinthians, na semana que vem — compromisso adiado da 15ª rodada.

Com esse cenário, setembro se desenhou como um mês decisivo para o Botafogo. Se terminar a difícil sequência ainda com dois dígitos de vantagem, o alvinegro respirará mais tranquilo para a reta final do Brasileirão.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA — Rio de Janeiro