Definidos times classificados à fase de grupos da Uefa Europa Conference League
   2 de setembro de 2023   │     23:00  │  0

UEFA Europa Conference League

Definidos times classificados à fase de grupos da Uefa Europa Conference League
Bélgica, Turquia e Eslováquia são os únicos países com mais de um representante cada

Na toada da semana decisiva pela definição das vagas na fase de grupos nas competições europeias, a Uefa Europa Conference League 2023-24 também teve seus 32 clubes participantes conhecidos na tarde da última quinta-feira (31). Ao todo, 22 confrontos foram disputados para definir o restante das vagas, garantidas em sua maioria pelo resultado dos clubes eliminados das fases preliminares da Uefa Champions League, Uefa Europa League, além de equipes que garantiram a vaga por meio das competições nacionais da última temporada.

Como destaques, apenas Bélgica, Eslováquia e Turquia são os únicos países com mais de um representante. Os belgas estarão representados por Club Brugge, Gent e Genk, Slovan Bratislava e Spartak Trnava são os eslovacos, enquanto os times turcos são Fenerbahçe e Beşiktaş. Além disso, pela primeira vez na história dos certames europeus, Islândia, Kosovo e Ilhas Faroe estarão na fase de grupos, a saber, Breiðablik, Ballkani e KÍ Klaskvík, respectivamente. Ao todo, são clubes de 28 federações espalhados em 27 países pelo Velho Continente, uma vez que as Ilhas Faroe pertencem à Dinamarca. Os 32 times foram divididos em quatro potes de acordo com o coeficiente no ranking de clubes da Uefa.

O regulamento é semelhante ao da Uefa Champions League e igual à Uefa Europa League. Os 32 times serão divididos em oito grupos com quatro equipes cada. Não podem ter clubes do mesmo país. Os líderes de cada chave avançam diretamente às oitavas de final, enquanto os segundos colocados irão passar por playoffs contra os terceiros lugares da fase de grupos da Uefa Europa League. A final da Uefa Europa Conference League está programada para o dia 29 de maio de 2024, no Estádio Agia Sophia, em Atenas/GRE. O campeão garante vaga na fase de grupos Uefa Europa League 2024-25.

Arivaldo Maia com Esporte News Mundo