Flamengo tem maior índice de torcedores da história, aponta pesquisa; ainda existe dúvida?
   28 de agosto de 2023   │     17:00  │  0

Rubro-Negro tem preferência de 21% dos entrevistados pelo instituto, maior índice registrado nos 30 anos de pesquisa pelo DataFolha

O Datafolha divulgou na sexta-feira, 25, uma pesquisa sobre as preferências das torcidas no Brasil. O levantamento, realizado entre 31 de julho e 7 de agosto deste ano, revela que o Flamengo é o clube brasileiro com a maior base de torcedores em todo o país, representando 21% do total, maior índice registrado nos 30 anos de pesquisa do instituto. Na sequência, o Corinthians aparece com 15% de torcedores.

De acordo com a pesquisa, na região Sudeste, a maior torcida é a do Corinthians, com 20% de apoio. Já os torcedores do Flamengo totalizam 17% nessa mesma região. A situação se altera nas regiões Norte e Nordeste, onde a torcida do Flamengo possui uma vantagem significativa, com 38% e 11% respectivamente, no Norte, e 29% e 9% respectivamente, no Nordeste.

Na Região Sul, a maior torcida registrada é a do Grêmio, com 22% de preferência. O rival Internacional vem em segundo lugar, com 14%. No Centro-Oeste, a torcida do Flamengo também lidera, com 27% de apoio, seguida pelo Corinthians, que ocupa a segunda posição com 17%.

Veja classificação quando se considera todo o território nacional:

Flamengo (21%)
Corinthians (15%)
São Paulo (7%)
Palmeiras (7%)
Cruzeiro (4%)
Vasco (4%)
Grêmio (4%)
Santos: (3%)
Atlético-MG (2%)
Bahia (2%)
Internacional (2%)
Botafogo (2%)
Fluminense (1%)
Sport  (1%)
Vitória  (1%)

NOTA DO BLOG

Não sei como explicar essa preocupação com a absoluta liderança do Flamengo no futebol brasileiro.

Ainda criança em Palmeira dos Indios – já tenho com a graça de Deus, 76 anos – acompanhava essa tentativa de tirar do Mengão seu posto de líder no maior futebol mundial.

Nossa geração vai sumindo pouco a pouco e nada muda.

Seria muito mais objetivo gastar o dinheiro dessas inúteis pesquisas, ajudando Casas de Caridade e outros centros que atendem os pobres do rico Brasil.

Chega de tanta insistência para tirar o Flamengo do seu invejável posto. Chega!

Se fosse lembrar os momentos em que narrei jogos do Brasil com mais camisas do Fla em campo, precisaria de espaço bem maior. Em Manus e Londrina, por exemplo, com os estádios com mais camisas do Flamengo, certa vez perguntei aos meus companheiros do Timaço da Gazeta: ‘É jogo do Brasil ou do Flamengo?

Arivaldo Maia

69.997 torcedores: a torcida do Flamengo foi em peso ao jogo contra o Palmeiras e estabeleceu novo recorde de público em jogos de clubes no Maracanã desde a reforma para a Copa do Mundo de 2014

 

Blog do Arivaldo Maia e Redação Terra Esportes