Análise: desgastado na parte física, Flamengo alcança calmaria após sequência de decisões
   10 de junho de 2023   │     1:00  │  0

Gerson disputa a bola em Flamengo x Racing — Foto: André Durão

Gerson disputa a bola em Flamengo x Racing — (Foto: André Durão)

Time de Sampaoli contorna crise com vitórias importantes em três competições.

A vitória de 2 a 1 sobre o Racing fechou uma sequência de três resultados importantes para estancar a crise no Flamengo. A equipe avançou na Copa do Brasil, subiu na tabela do Brasileirão e encaminhou classificação para o mata-mata da Libertadores. A resposta do time dá tranquilidade ao clube da Gávea.

Nos últimos oito dias, o Fla se viu ainda mais pressionado por uma sequência que poderia colocar quase toda a temporada a perder. O momento aumentou a pressão sobre o técnico Jorge Sampaoli por vitórias. Elas vieram, e a equipe chegou a nove jogos de invencibilidade, o que não acontecia desde os tempos de Dorival Júnior.

– Cheguei em meio a competições e em meio a uma crise importante no clube. Sabia que não poderia fazer grandes modificações no curto prazo. Tentamos mudar a cara do time nesse curto prazo. Em alguns momentos isso aparece. Em outros, não. É um processo. No Flamengo, a necessidade de ganhar é total – afirmou o treinador.

Preço pago no desgaste

A retomada, porém, teve custos. Os problemas físicos aumentaram, e alguns jogadores sofrem ou flertam com lesões. Gabigol e Léo Pereira não puderam jogar contra o Racing e são dúvidas para o próximo compromisso. Everton Ribeiro, com problema no joelho esquerdo, joga no limite.

Em momento de retomada, os rubro-negros seguem vivos na Copa do Brasil, na Libertadores e estão a cinco pontos do líder do Brasileirão. A parada de 10 dias para a data Fifa será bem-vinda para recuperar o fôlego para as próximas decisões.

– Está todo mundo precisando se doar ao máximo. Às vezes nem estando 100%, mas deixando tudo dentro de campo e tendo que jogar um pouco com dor. Essa pausa vai ser boa pra poder zerar quem está sentindo alguma coisa e treinar o que a gente precisa melhorar – admitiu Everton Ribeiro.

Contra o Racing, apareceram os sinais de um time sem o mesmo ritmo. O Flamengo foi lento e teve dificuldade diante do jogo amarrado que os argentinos tentaram fazer. Afinal, o empate seria suficiente para a equipe visitante sair do Maracanã com a classificação antecipada.

Sampaoli apostou novamente nos laterais como principais opções de velocidade. Pedro teve como companhias somente os meias Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gerson. O time sentiu falta de mais dinâmica e criou poucas chances. No total, foram só seis arremates rubro-negros. A única defesa do goleiro Arias aconteceu no primeiro tempo, na pancada de perna direita de Ayrton Lucas.

Na última quarta, o Flamengo jogou com praticamente o mesmo time que goleou o Vasco em ritmo alucinante. A única ausência foi Matheus França, que entrou bem no segundo tempo. Antes do descanso, os atletas terão outra partida decisiva na maratona: duelo direto pelo G-4 com o Grêmio, amanhã, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 10ª rodada do Brasileirão.

Arivaldo Maia, Letícia Marques e Thayuan Leiras – Redação do ge – Rio de Janeiro