/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2023/w/X/fpDyqcQ7eLV3TeaeZ09w/treino-fla.jpg?w=625&ssl=1)
Sampaoli conversa com elenco Flamengo – (Foto: Fla)
Técnico faz alguns atletas mais “pesados” perderem espaço após 40 dias de trabalho e clube avança em negociações de cinco a seis jogadores.
A escalação do melhor Flamengo possível hoje, contra o Fluminense, não parece tão forte se olharmos o nome de quem está no banco de reservas. Mas em 40 dias, o técnico Jorge Sampaoli tem promovido uma reformulação gradual e silenciosa, antes da chegada de reforços em julho, que já representa um ensaio de uma “barca” que pode sair em breve do clube.
Hoje, a estimativa é que venham entre cinco e seis contratações para oxigenar o elenco a partir do segundo semestre e rejuvenecê-lo. Entre eles os já confirmados Luis Araújo, atacante, e Rossi, goleiro. Há ainda os meias De la Cruz, do River, Allan, do Atlético-MG, ponta, zagueiro e lateral na mira.
Nomes como o goleiro Santos, os zagueiros Rodrigo Caio e David Luiz, os meias Vidal e Éverton Ribeiro, e os laterais Varela e Filipe Luis perderam espaço. Não apenas por questões físicas ou lesão, mas por desempenho, principalmente.
Marinho, por sua vez, foi afastado por indisciplina. Sem contar o ambiente de divergência entre as lideranças Gabigol e David Luiz.
Nesse cenário, despontaram sob o comando de Sampaoli o goleiro Matheus Cunha, agora titular, o lateral Wesley, uma nova aposta, os zagueiros Fabrício Bruno e Léo Pereira, que se consolidaram, e Matheus França aos poucos também tem pedido passagem. Matheus Gonçalves, por sua vez, vemn ganhado alguns minutos.
No meio-campo, a preferência por Gerson e Thiago Maia está intacta, mas Sampaoli também promoveu a sequência de Pulgar, e só não mexeu do meio para frente em Arrascaeta, Gabi e Pedro. O trio estará de volta hoje contra o Fluminense, com a recuperação do uruguaio após lesão na coxa esquerda.
O meia treinou normalmente com o elenco do Flamengo ontem e praticamente se escalou para o jogo no Maracanã. O uruguaio aproveitou o momento conturbado da equipe para postar uma mensagem tentando virar a chave. “Como diz a frase, juntos somos mais fortes, semana de decisão”, escreveu Arrascaeta, que complementou com uma convocação aos rubro-negros: “Vamos fazer tudo de novo”, completou.
A frase tem como referência a decisão da Copa do Brasil contra o Atlético-MG no ano passado, quando o Flamengo vivia um momento conturbado e deu a volta por cima. Pedro, que jogou contra o Cruzeiro com uma torção no tornozelo, foi preservado dos treinos, mas não preocupa e estará em campo nesta quinta-feira.
Arivaldo Maia com Diogo Dantas – Redação do EXTRA – Rio de Janeiro