Presidente da CBF cobra dirigente da Federação Espanhola por ações contra o racismo
   25 de maio de 2023   │     4:00  │  0

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se reuniu com o dirigente máximo da Federação Espanhola, Luis Rubiales. O tema da discussão foi a falta de punições contra o racismo no futebol. Em virtude de mais um episódio racista contra o atacante Vinícius Júnior, Ednaldo cobrou da Fifa e das entidades esportivas uma punição e o banimento dos criminosos no esporte.

A insatisfação do dirigente da CBF foi compartilhada por Rubiales, que enviou uma carta após o caso do último fim de semana. O espanhol convidou o brasileiro para um encontro pessoalmente na Europa ou no Brasil para a erradicação da violência, do racismo, da xenofobia e da intolerância no futebol.

No documento enviado e no encontro com o presidente da CBF, Rubiales também se comprometeu no combate ao racismo e declarou ter “absoluta rejeição” sobre os crimes de racismo, na partida entre Valencia e Real Madrid. Ednaldo cobrou por medidas eficazes para que os crimes não se repitam.

“Reiteramos hoje ao presidente da Fifa que a entidade seja contundente na aplicação de penas desportivas para os que a praticam. O presidente da La Liga foi um inconsequente ao atacar a vítima. Basta. Não temos mais tempo para ficar discutindo a punição para casos de racismo”, declarou.

Os acontecimentos aumentaram a pressão sobre a Fifa e sobre a La Liga para que algo seja feito. Além da CBF, o Governo do Brasil cobrou a entidade e as autoridades espanholas por “medidas cabíveis” sobre casos de racismo.

O Brasil tem um amistoso programado contra a Espanha nesta temporada de 2023. A opinião da maioria dos brasileiros é que a CBF concele o jogo. O alerta inicial foi dado pelo importante jornalista Datena, da Band.

Arivaldo Maia com Redação da  Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva