Douglas Santos, ex-São Paulo e Barcelona, responde processo por uso indevido de arma de fogo
   25 de maio de 2023   │     15:00  │  0

Douglas Santos, ex-São Paulo e Barcelona, responde processo por uso indevido de arma de fogo

Lateral Douglas Santos no Barcelona – (Foto: Josep Lago /AFP)

Caso aconteceu no Distrito Federal durante o feriado de Tiradentes, porém só foi divulgado pela PCDF nesta terça-feira. Lateral-direto está com 32 anos e sem clube.

O lateral-direito Douglas Santos, ex-São Paulo e Barcelona, foi flagrado com uso ilegal de arma de fogo no Distrito Federal. O caso ocorreu durante o feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril deste ano, mas só agora foi divulgado pela Polícia Civil do Distrito Federal.

O jogador de 32 anos, que está sem time desde janeiro de 2020, atirou para o alto com uma arma de fogo calibre .380. O fato aconteceu por volta das 23h35, na área de estacionamento público situada no trecho 4 do Setor de Clubes Esportivo Sul (SCES).

O GE teve acesso a ocorrência policial envolvendo o jogador. Segundo o boletim de ocorrência, Douglas teria agido de forma livre e consciente, efetuando o disparo no local.

Agora o processo de inquérito foi enviado à Justiça do Distrito Federal, onde será avaliado. Em nota, a Defensoria Pública do Distrito Federal informou que o jogador passou por audiência de custódia no dia 23 de abril de 2023 e permitiu sua liberdade. A denúncia segue em tramitação na 5ª Vara Criminal de Brasília.

Douglas Pereira dos Santos é natural de Montes Alegre de Goiás. O lateral foi revelado no Goiás em 2009. Porém, ganhou destaque no cenário nacional quando esteve presente no elenco campeão da Copa Sul-Americana em 2012, pelo São Paulo.

Em 2014, Douglas foi para o Barcelona, onde atuou em apenas oito jogos. Ele também chegou a defender a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2009, quando sagrou-se campeão.

Durante passagem pelo Barcelona, que foi até 2019, Douglas chegou a ser emprestado ao Sporting Gijón-ESP, Benfica-POR, Sivasspor-TUR e Besiktas-TUR. Atualmente, ele está sem clube e não atua desde janeiro de 2020.

Sobre o caso

No dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, Douglas e a esposa teriam participado de um passeio de lancha no Lago Paranoá. Além do casal, estavam presente mais dez pessoas, onde fizeram uso de bebida alcóolica e se desentenderam.

Já fora da lancha, o segurança do clube pediu para que ele deixasse o local. Após sair do estabelecimento, ainda no estacionamento público, ele teria efetuado um disparo.

A esposa de Douglas, que se encontrava no local, confirmou que ele atirou, sem informar detalhes aos seguranças do clube, que em seguida chamaram a Polícia Militar do Distrito Federal. Um dos seguranças do clube testemunhou o disparo.

Na ocasião, o jogador teria colocado cinco munições não utilizadas e o registro da arma de fogo, uma Glock, modelo G28, que estava em nome de sua mãe, em uma bolsa de viagem, e tentou esconder todo material em um matagal próximo ao estacionamento. Os policiais avistaram Douglas saindo do mata e o questionaram. Inicialmente, ele negou ter atirado.

Os policiais entram no matagal e encontraram a bolsa de viagem que havia sido escondida por Douglas, mas não encontraram a arma de fogo. Em seguida, ao fazer nova busca em seu carro, encontraram também, próximo à porta, uma cápsula calibre 380, a mesma da pistola.

Nesse momento, Douglas admitiu ter feito o disparo, mas se recusou a dizer aos policiais onde havia escondido a arma. Ele foi preso em flagrante e conduzido até a 1ª Delegacia de Policia. A pistola não foi localizada.

Douglas em atividade pelo São Paulo — Foto: Foto: Rahel Patrasso

Douglas em atividade pelo São Paulo — (Foto: Foto: Rahel Patrasso)

Arivaldo Maia, Afonso Ferreira e Gabriel Teles – Redação do ge – Brasília