Árbitro de vídeo de Real Madrid x Valencia é demitido pela La Liga após falha
   24 de maio de 2023   │     15:50  │  0

Foto: Lance!

 

Árbitro de vídeo de Real Madrid x Valencia, (foto acima), é demitido pela La Liga após falha por pura maldade. Operador do VAR omitiu imagens de agressão a Vinícius Jr no duelo.

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e o Comitê Técnico de Árbitros (CTA) anunciaram na última segunda-feira a demissão de seis árbitros da La Liga. A decisão é motivada pela falha de Iglesias Villanueva, árbitro de vídeo do duelo ente Real Madrid x Valencia no último domingo pela 35ª rodada do Espanhol.

Villanueva havia sido escalado para dois jogos na rodada deste meio de semana: operaria o VAR em Real Betis x Getafe e seria o assistente de vídeo em Osasuna x Athletic Bilbao. A decisão inicial havia permitido a atuação de Iglesias na rodada como seu último trabalho, mas a RFEF anunciou a troca. César Soto Grado e Nevado Rodríguez estarão substituindo Villanueva nas funções para este meio de semana.

A escolha da RFEF foi feita após a forma como o galício atuou em um lance capital do jogo entre Real e Valencia. Já nos acréscimos, uma confusão entre jogadores das duas equipes teve o atacante Hugo Duro enforcando o brasileiro Vinícius Jr com um mata-leão. Após sair da chave, Vini acertou Hugo no rosto com seu braço. O árbitro de campo Ricardo de Burgos Bengoechea, deu apenas o amarelo ao camisa 20 merengue. Villanueva recomendou a revisão do lance, mas omitiu as imagens do mata-leão de Duro e apenas mostrou o momento do golpe de Vinícius, o que gerou o cartão vermelho ao ponta-esquerda do Real. Sacanagem Pura!

Vale lembrar que, durante o jogo, o brasileiro já havia sido vítima de cânticos e injúrias raciais que paralisaram a partida por nove minutos no segundo tempo. Torcedores valencianos se referiram a Vinícius como “mono” – macaco em espanhol – e alguns chegaram a discutir com o jogador. Três dos aficionados foram identificados e presos ontem pela polícia local.Vini Jr discute com torcedores após ataques racistas.

O entendimento da RFEF é de que Bengoechea atuou de forma correta em relação às imagens que lhe foram mostradas e, portanto, não deve ser sancionado. Inclusive, está escalado para o jogo entre Betis e Getafe. Os outros cinco nomes desligados pela entidade ainda não foram divulgados.

Arivaldo Maia com Redação do  Lance!