Com segundo tempo dominante, Bota vence o Flu e segue líder do Brasileirão
   22 de maio de 2023   │     13:30  │  0

Cuesta comemora gol que deu a vitória para o Botafogo no clássico contra o Fluminense.

Cuesta comemora gol que deu a vitória para o Botafogo no clássico contra o Fluminense – (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Com 21 finalizações contra apenas três do tricolor, alvinegro chegou a vitória com gol suado de Víctor Cuesta.

Quase que antagonistas, Botafogo e Fluminense têm características de jogo que se complementam. De um lado, um time que busca manter a posse de bola e tem a ideia de povoar determinados setores do campo para, com paciência, criar espaços. Do outro, uma equipe que não tem problemas em se manter compacta, com as linhas de marcação bem aproximadas, e utilizar triangulações rápidas e bolas longas para atacar o mais rápido possível a baliza adversária.

Por isso, a expectativa era de um clássico animado e com muitas chances de gol no Nilton Santos. Não foi o que aconteceu na prática. Com mais transpiração que inspiração, o cenário da partida pode ser representado pelo gol chorado de Victor Cuesta para dar a merecida vitória ao Botafogo por 1 a 0.

O resultado fez com que o alvinegro, líder do Brasileirão, chegasse aos 18 pontos. Além disso, encerrou a sequência ruim de duas derrotas seguidas que tinha o time de Luís Castro. O tricolor, por sua vez, estacionou nos 13 pontos e pode terminar a sétima rodada fora do G4.

Para tentar chegar à vitória, o Botafogo adotou a estratégia de pressionar a saída de bola do Fluminense. Com muitos jogadores no campo de ataque, o técnico Luís Castro subiu as linhas de marcação e deixou a dupla de zaga no meio-campo em grande parte do primeiro tempo.

O tricolor, por sua vez, manteve o estilo de jogo habitual e tentou furar a marcação do alvinegro com muita movimentação e triangulações. Embora o Bota tenha sido ligeiramente superior, nenhuma das equipes criou boas chances para abrir o placar.

Mas se no primeiro tempo a superioridade do Botafogo foi irrisória, no segundo ela prevaleceu. Embora a quantidade pesada de jogos seja parecida — o Botafogo fez seis nos últimos 16 dias, enquanto o Fluminense teve a mesma quantidade de partidas em 18 dias —, o time de Luís Castro sobrou fisicamente em relação ao tricolor e se impôs para atacar a equipe de Fernando Diniz. Retrato disso são as 21 finalizações do alvinegro contra apenas três do tricolor.

Com bom volume pelos lados do campo, principalmente o direito, o Botafogo criou boas chances para abrir o placar. Numa delas, Júnior Santos finalizou forte de fora da área para obrigar Fábio a fazer boa defesa. Mas se o goleiro tricolor foi bem na finalização do camisa 37, no lance seguinte Fábio não teve a mesma felicidade.

Após cobrança de escanteio de Marçal, o goleiro saiu mal do gol e furou a bola, que ficou viva na área e sobrou para Tiquinho Soares. Esforçado, o centroavante conseguiu achar Víctor Cuesta, que, sentado, balançou as redes e deu a vitória ao Botafogo. Braulio da Silva Machado, árbitro da partida, demorou quatro minutos para validar o gol por conta das reclamações dos jogadores do Fluminense.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA – Rio de Janeiro