ANÁLISE: Flamengo tem que se frustrar com o empate, mas domínio sobre o Fluminense indica retomada da boa fase
   18 de maio de 2023   │     17:00  │  0

Jorge Sampaoli completa um mês de clube e recebe de presente do time a melhor atuação de 2023.

Não dá para dizer que isso aconteceu e nem afirmar que não foi o caso. Já que Felipe Melo foi expulso por volta dos cinco minutos da etapa final, o Fluminense jogou quase todo o segundo tempo com um homem a menos. O volante improvisado como zagueiro interrompeu um contra-ataque de Gabigol, era o último defensor e foi corretamente expulso. Mas ali a apreensão cresceu e só foi diminuir no apito final de Anderson Daronco.

O Flamengo saiu do Maracanã frustrado com o empate em 0 a 0 com o Fluminense, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. O Rubro-Negro produziu mais que o Tricolor, que não conseguiu impor o seu estilo de toque de bola e pressão ofensiva. De quebra, o time de Sampaoli ainda ficou com um jogador a mais desde os 7 minutos do segundo tempo, depois da expulsão de Felipe Melo, aumentando ainda mais a frustração. No entanto, como o próprio treinador disse na coletiva, o clássico pode ser um “ponto de partida para o crescimento”.

De fato o Flamengo teve uma atuação sólida e de imposição que há tempo não se via. Desde o apito inicial o Rubro-Negro pressionou o Fluminense, mostrando muita intensidade e competitividade. Marcou alto, no campo de ataque, sufocando a saída de bola do Tricolor e quando havia quebra na linha de marcação por parte do adversário, o Rubro-Negro não teve pudor em matar a jogada com falta, evitando assim o contra-ataque. Foram 22 contra apenas cinco do adversário. Em finalizações a diferença também foi grande, 20 contra 8.

Mesmo com pouco tempo, Sampaoli conseguiu fazer o time ter a melhor atuação na temporada, um fato muito importante. Vale destacar que não é fácil parar o Fluminense de Fernando Diniz. O próprio Flamengo de Vítor Pereira não conseguiu, assim como o River Plate. Ambos foram goleados, por 4 e 5 a 1, respectivamente. Portanto, a atuação é motivo de orgulho e esperança de que o “Malvadão” de fato está voltando.

Arivaldo Maia com Redação do LANCE