Francis Ngannou assina com a PFL e tem expectativa de estreia em 2024
   17 de maio de 2023   │     17:00  │  0

Francis Ngannou é o novo contratado da PFL — Foto: PFL

Francis Ngannou é o novo contratado da PFL — (Foto: PFL)

Peso-pesado ex-campeão do UFC assina “parceria estratégica”, que lhe dá participação acionária, além de liberá-lo para lutar boxe: “Mais do que qualquer outro oferecido”.

A PFL é a nova casa de Francis Ngannou. O peso-pesado camaronês foi anunciado pela organização através do jornal “The New York Times”, ontem, o que pôs fim a quatro meses de especulações sobre o próximo destino do ex-campeão do UFC. Ngannou era um agente livre desde janeiro, quando abriu mão do título no Ultimate após recusar as propostas feitas pela organização.

Francis Ngannou, 36 anos, assinou o que foi chamado de “parceria estratégica”, que lhe dá participação acionária na PFL. Ele planeja estrear na promoção em meados de 2024, com quem tem exclusividade no MMA, mas deve fazer uma luta de boxe ainda em 2023.

– Digamos apenas que tudo em meu acordo com o PFL é mais do que qualquer outro oferecido. Os últimos meses foram muito interessantes para entender e ver a paisagem, mas estou muito animado com esse acordo com o PFL porque basicamente eles mostraram o que eu esperava – disse Ngannou ao “The New York Times”.

– Eles não apareceram apenas como uma promoção que procurava um lutador, mas realmente vieram como um parceiro que vê mais valor em você como pessoa – completou o lutador na reportagem.

Ngannou vai competir na PFL como parte da divisão “superluta”, que foi lançada para apresentar atletas em lutas de alto nível, provavelmente em pay-per-view, onde os lutadores recebem uma parcela maior dos lucros.

Como parte do acordo, Ngannou também se torna o novo presidente da “PFL África”, já que a promoção planeja se expandir para o continente num futuro próximo. Ngannou terá ainda uma função no conselho consultivo do PFL para representar os interesses dos atletas.

Em suas negociações fracassadas com o UFC, Ngannou buscou ser liberado para lutar boxe, além de outras concessões para todos os lutadores, que incluíam seguro saúde e um representante do lutador nas negociações contratuais. Após anunciar a saída de Ngannou, o presidente do UFC, Dana White, disse que o camaronês nunca mais lutaria na promoção.

Ngannou subiu pela última vez no octógono no UFC 270, onde unificou o título dos pesados ​​com uma vitória sobre o francês e ex-parceiro de treinos Ciryl Gane, superando uma grave lesão no joelho que posteriormente o fez passar por uma cirurgia. Ele estaria vinculado ao UFC por um ano ou três lutas sob a “cláusula do campeão”, mas se tornou oficialmente um agente livre por uma cláusula de caducidade de cinco anos que foi colocada nos contratos do UFC em resposta a um processo antitruste em andamento contra a promoção.

Arivaldo Maia com Redação do Combate.com — Rio de Janeiro