Após cinco anos, CSA retorna à Série C e precisa passar por duas fases para tentar o acesso
   16 de abril de 2023   │     9:30  │  0

CSA foi campeão brasileiro da Série C em 2017 — Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas

CSA foi campeão brasileiro da Série C em 2017 — (Foto: A I L T O N  C R U Z)

Azulão está na briga com outras 19 equipes por uma das quatro vagas na Série B.

Campeão da Série C em 2017, o CSA volta a disputar a competição neste ano. Diferentemente das últimas temporadas, quando participou da Série B, a equipe azulina vai precisar superar duas fases para tentar mais um acesso na sua história.

E terá pela frente adversários tradicionais, como América-RN, Botafogo-PB, Figueirense, Náutico, Paysandu, Remo e Volta Redonda. Da Série D, subiram em 2022 Amazonas, América-RN, Pouso Alegre-RS e São Bernardo-SP.

E a competição nacional começa em maio. De acordo com a tabela básica divulgada pela CBF, a estreia do CSA no Brasileiro pode ocorrer no dia 02, 03 ou 04.

Durante o primeiro mês do Brasileiro, o CSA deve disputar cinco partidas, sendo três em casa e duas fora. O primeiro jogo será contra o Confiança, no Estádio Rei Pelé.

A crise financeira do clube é um dos principais adversários na luta para retornar à elite.

Presidente do clube, Rafael Tenório já disse em entrevistas que a realidade é caótica e o CSA precisa se planejar bem.

Outra dificuldade será com deslocamentos. Muitas equipes são do interior e isso dificuldade a logística durante as viagens. A Série C tem clubes de 16 estados, espalhados por todas as regiões do Brasil.

Regulamento

A primeira fase é disputada no sistema de pontos corridos, em turno único, com todos os times se enfrentando. Os oito melhores colocados avançam à segunda fase, enquanto os quatro últimos são rebaixados para a Série D.

Na segunda fase, as equipes são divididas em duas chaves de quatro, jogam dentro do grupo em dois turnos e, ao fim, os dois primeiros de cada chave garantem acesso à Série B, sendo que os primeiros colocados se classificam para a final.

Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio.

Na final, disputada no sistema mata-mata, com jogos de ida e volta, em caso de igualdade na pontuação e, posteriormente, no saldo de gols do duelo, o título será decidido na disputa de pênaltis.

Arivaldo Maia com Redação do ge – Alagoas