Visando Copa do Mundo na América do Sul, Conmebol vai construir estádio próprio
   3 de abril de 2023   │     15:00  │  0

estádio conmebol‘Estádio Conmebol’ terá capacidade para 40 mil pessoas, mas com potencial para ampliação de até 60 mil lugares – (Foto: Conmebol)

Projeto foi apresentado durante Congresso que oficializou a candidatura conjunta de Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai para a Copa de 2030.

A Conmebol já anunciou em seu congresso anual realizado em Luque, no Paraguai, que irá construir um estádio próprio em Assunção, com capacidade para 45 mil pessoas e possibilidade de expansão para 60 mil lugares.

O projeto faz parte da proposta para ter Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai como países-sede da Copa do Mundo de 2030, candidatura que já estava alinhada publicamente há algum tempo, mas foi oficializada no evento desta sexta.

“É um estádio que estamos preparando, de última tecnologia, com todos os requisitos da Fifa, do nível dos melhores do mundo. Queremos ter esse estádio aqui e que possa ser um exemplo para todo continente e todo o mundo. O projeto já está em andamento e estará a serviço do futebol nacional e internacional”, afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Uma imagem ilustrativa representando a nova arena, tratada como Estádio Conmebol, foi exibida em um vídeo divulgado pela entidade para listar os estádios que possuem condições para receber jogos da Copa nos quatro países integrantes da candidatura conjunta.

A Argentina é o país que teve mais estádios exibidos, sete no total. O Monumental de Nuñez, do River Plate, é o de maior capacidade, com 83 mil lugares, mas a Bombonera, do Boca Juniors, não foi incluída.

No caso do Estádio Conmebol, o plano inicial é que a estrutura forneça 45 mil lugares, quantidade que seria ampliada caso a Fifa aceite os sul-americanos como anfitriões do Mundial de 2030.

Um dos principais argumentos da Conmebol para trazer a Copa para a América do Sul é o simbolismo de ter o Uruguai, primeiro país a receber o evento, como uma das sedes, já que a edição de 2030 marcará os 100 anos do torneio.

O Estádio Centenário de Montevidéu, palco da final vencida pelo Uruguai diante da Argentina, em 1930, está entre os listados no congresso. Por enquanto, a única concorrência da candidatura sul-americana é outra proposta de sede conjunta, feita por Espanha, Portugal e Marrocos. A decisão será tomada pela Fifa apenas em setembro de 2024.

Arivaldo Maia com informações do Estadão Conteúdo