Djavan foi presença constante ‘No Campo do Arivaldo’, na tardes da Rádio Gazeta da Rua do Comércio
   31 de março de 2023   │     9:00  │  0

Djavan aprendeu a tocar no violão quando jogava na base do CSA — Foto: Heliana Gonçalves/G!

Djavan aprendeu a tocar no violão quando jogava na base do CSA — (Foto: Heliana Gonçalves/G!)

Cantor alagoano volta a Maceió para iniciar sua nova turnê e recorda o tempo em que jogou bola: “Eu era meio-campo, armando, o cabeça pensante do time”

O alagoano Djavan sabia de bola antes de conhecer os primeiros acordes do violão. No meio da década de 60, por volta dos 16 anos, já cantava em Maceió, mas o futuro ainda era tomado pela neblina.

O futebol e a música se apresentavam para ele apenas como uma possibilidade.

Hoje, um artista consagrado, Djavan contou ontem em Maceió, na véspera do show de abertura de sua nova turnê, que o violão tratou de encerrar o seu ciclo no futebol. Daquele tempo, ficaram as boas lembranças do CSA e um amor contido pelo esporte.

— Foi maravilhoso ter participado da vida do CSA quando tinha 16, 17 anos. Aqui no Mutange (antigo campo do time) eu ia três vezes por semana para fazer (treino) individual ou coletivo. Mas foi uma fase que durou pouco. Foi justamente a fase da transição, a fase que descobri o instrumento (violão). Quando eu optei definitivamente pela música, pela carreira de músico, foi quando eu descobri o instrumento, porque até então eu só cantava. Foi nessa fase que resolvi: não, futebol é muito cansativo, corre-se muito, eu vou ficar só com a música”. E fiquei só com a música – lembrou o cantor, de 74 anos.

Armador

Djavan seguiu na base do CSA a linha do antigo camisa 10, o pensador das jogadas. Ele disse na coletiva ficar tímido quando perguntado se era mesmo bom de bola. Depois, se soltou na resposta e admitiu que gostava do seu estilo em campo.

— Para eu falar de mim mesmo é uma coisa terrível, eu não consigo, mas todo mundo na época dizia que eu ia viver daquilo, que eu iria ganhar dinheiro com aquilo. Eu jogava no meio-campo, armando e tal, cabeça pensante do time, digamos assim. Eu amava aquilo, eu amava o que conseguia fazer dentro de campo, mas já teria acabado há muito tempo.

Início da turnê

Djavan se apresenta em Maceió nesta sexta-feira à noite, a partir das 22h, no estacionamento de Jaraguá. Esse será o primeiro dos mais de 55 shows previstos em sua turnê mundial.

NOTA DO BLOG

Tive o prazer de conviver com Djavan, inúmeras vezes no meu programa ‘No Campo do Arivaldo”, na antiga Rádio Gazeta da Rua do Comércio.

No início, sempre cantando nas noites do Clube Fenix Alagoano, principalmente, Djavan era ‘habituê’ do meu programa para divulgar suas apresentações.

Com simplicidade que mantém até hoje, sempre me atendeu muito bem nas entrevistas das tardes na emissora da Org. Arnon de Mello.

Já reconhecido como um grande talento no PaÍs, não mudou. Nas minhas viagens para transmitir jogos pelo Brasil afora, encontrei o talentoso alagoano no mesmo voo.

Ao me aproximar da sua poltrana fui recebido com o mesmo sorriso que já conhecia nos bastidores do meu programa.

Djavan é assim: junta talento, bom gosto, simplicidade, inspiração e elegância em qualquer momento.

Não deixe de conferir sua apresentação de perto, hoje, dia 31, às 19h, no Estacionamento de Jaraguá, na zona portuária de Maceió, O show desta sexta tem o mesmo nome de seu 25º álbum de estúdio, que deve percorrer mais de 50 cidades do Brasil, Europa e Estados Unidos.

Peço que Deus sempre lhe acompanhe nos shows e na vida.

Arivaldo Maia

Blog com Heliana Gonçalves e Victor Mélo – Redação do ge – Alagoas