/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2023/j/4/CPotTSSzC2W8AlBA3kHg/1678381598026.jpg?w=625&ssl=1)
Principal contratação do Fluminense em 2023, o jogador Marcelo, lateral-esquerdo, desembarca no Aeroporto do Galeão – (Foto: Guito Moreto / Agência O Globo)
Desempenho do lateral-esquerdo na “mini pré-temporada” tem agradado a comissão técnica, que apesar de não querer acelerar a sua preparação, já cogita a sua utilização.
O Fluminense voltou a treinar na última quarta-feira no CT Carlos Castilho, na primeira atividade após a classificação para a final do Campeonato Carioca. Mas Marcelo já estava lá há muito tempo.
O lateral-esquerdo tem vivido uma corrida contra o tempo para estar apto para estrear e não tem poupado esforços para encontrar a sua melhor condição física. A ponto até de deixar as folgas de lado para acelerar o planejamento da comissão técnica.
Inicialmente, a previsão era de que Marcelo pudesse atuar na estreia tricolor na Libertadores. No cenário mais adverso, no segundo jogo da fase de grupos, quando o tricolor atuaria no Maracanã. Em todos os cenários, o consenso era o mesmo: sem pressa para não pular etapas. Mas o desempenho do lateral-esquerdo tem agradado e essa previsão pode ser alterada.
A estreia do Fluminense na Libertadores está prevista para os dias 4, 5 ou 6 de abril. Mas como o jogo de ida da decisão do Campeonato Carioca é no fim de semana anterior da estreia pela competição internacional, será avaliado se o jogador terá condições de fazer o seu primeiro jogo já diante do Flamengo. Se não for na ida, existe a chance de atuar na volta, no dia 9 de abril.
Internamente, a estreia de Marcelo é tratada com cautela para não causar reações exageradas nas arquibancadas. O lateral-esquerdo não irá estrear antes de estar fisicamente 100% e o fato de ele estar bem nos treinamentos não significa que já pode entrar em campo. Se a final fosse neste fim de semana, por exemplo, Marcelo não seria relacionado. Para não causar ansiedade nos torcedores — e cobranças desnecessárias — o tema é cuidado de forma silenciosa.
Marcelo tem dado bons argumentos para o técnico Fernando Diniz dar uma chance o quanto antes. O lateral-esquerdo tem impressionado tecnicamente nos treinamentos e vem participando das atividades táticas com o elenco principal do Fluminense. Bastam poucos toques na bola para ver que se trata de um jogador “diferente”.
O lateral-esquerdo também tem demonstrado comprometimento. Enquanto o elenco teve folga de três dias após a classificação sobre o Volta Redonda, Marcelo esteve no CT Carlos Castilho mesmo sem a obrigatoriedade. Quem acompanha, afirma que o jogador está “mais do que motivado.
O técnico Fernando Diniz ainda não crava a sua utilização, mas falou sobre a possibilidade em coletiva de imprensa, após a goleada sobre o Volta Redonda, pela semifinal do Campeonato Carioca.
— Com o Marcelo não vamos perder o estilo de jogo ofensivo. Vamos ver se o Marcelo tem condição de estrear. O Marcelo está se dedicando bastante. Vamos aproveitar essas duas semanas para decidir. Mas é uma possibilidade — avaliou.
Arivaldo Maia com Redação do EXTRA