De Neymar a Tite: relembre outras tretas e polêmicas envolvendo Neto
   19 de março de 2023   │     0:41  │  0

Tite foi atacado por Neto depois da eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Catar

Tite foi atacado por Neto depois da eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Catar – (Foto: Arte)

Ex-técnico da seleção brasileira entrou na Justiça após ser alvo do comentarista depois da eliminação do Brasil para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.

Neto está sempre envolvido em polêmicas. Na última, Tite apresentou, por meio de seus advogados, queixa-crime contra o ex-jogador e comentarista no Fórum Regional de Pinheiros, em São Paulo. O treinador acusa Neto de ter cometido o crime de injúria em programa de TV, depois da eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa do Catar. Mas esse caso não é o único.

Ao longo dos últimos anos, Neto colecionou “tretas” com várias jogadores. As principais envolvendo ex-jogadores de futebol. O EXTRA recorda algumas e conta o desenrolar das histórias.

Treta com Felipe Melo

Uma das maiores tretas envolvendo Neto aconteceu em 2017, com Felipe Melo, então no Palmeiras. Na ocasião, criticou o atleta por ter discutido com o então atacante Clayson, do Corinthians. Pela diferença física entre os dois, o apresentador o chamou para a briga:

— Isso é recado para você, Felipe Melo. Parar de dormir na garagem, de transferir os seus erros para os outros. Eu [sou] o único sujo que tem no futebol, que cuspi. O menino, não. Ele, não. Não venha com palhaçada que você não vai vai entrar nessa. Briga comigo, meu irmão. Você é trouxa — disse Neto.

Conhecido pelo seu temperamento, Felipe Melo não respondeu o apresentador diretamente, mas passou a soltar indiretas. Em uma delas, o chamou de “bobão”. Eles são desafetos até hoje.

O Neto teve uma oportunidade quando jogava bola e jogou fora. Agora ele tem uma segunda oportunidade [como apresentador] e está jogando fora de novo — falou Felipe Melo.

Neto x Seleção Olímpica

Outra confusão marcante envolvendo Neto aconteceu nos Jogos Olímpicos Rio-2016, quando criticou a seleção brasileira após empatar com a África do Sul, ainda pela fase de grupos do futebol masculino. Na ocasião, o apresentador atacou diretamente Neymar, mas também criticou outros atletas como Gabigol. Nas declarações, os chamou de “cambada de zé ruela” e “pé de rato”.

O problema é que, após a conquista do inédito ouro olímpico, os jogadores foram até as redes sociais de Neto para provocar. Neymar, Gabigol, Gabriel Jesus, Thiago Maia e outros atletas publicaram o emoji da medalha de ouro como forma de resposta. O apresentador respondeu no dia seguinte:

“Molecada, vocês fizeram história e merecem reconhecimento por isso. Mas esperem. O ouro foi obrigação. Na minha visão trata-se a partir de agora da base da seleção principal. Disse isso nos meus últimos posts. Só que agora quero ver sequência! Quero ver a mesma motivação para jogar bola na Copa do Mundo da Rússia em 2018. Resenha em mídia social é fácil. Resposta de verdade é no campo”, escreveu Neto.

Sogra do Vitor Pereira

O apresentador Neto ironizou o desempenho do treinador Vítor Pereira após o Flamengo perder o terceiro título somente neste ano, desta vez, a Recopa Sul-americana. Após a derrota do rubro-negro nos pênaltis para o Independiente del Valle, o ex-jogador apresentou o seu programa vestido em alusão à sogra do técnico, que teria sido o motivo da saída dele do Corinthians, no fim do ano passado.

“Perdeu para todo mundo. Perdeu para o Al Hilal, perdeu principalmente para o Palmeiras, que hoje é um dos melhores times do mundo, perdeu agora para o Independiente del Valle, que ganhou a Sul-americana, a Recopa, deitou e rolou no Flamengo. Faltou ‘curagem’, porque, quando a gente tem ‘curagem’, a gente fala a verdade na cara de quem quiser”, disse o apresentador, ironizando o sotaque de Vítor Pereira.

Neto x Deyverson

Neto costumeiramente pega no pé do atacante Deyverson, principalmente na época em que ele atuava pelo Palmeiras. Mas as alfinetadas já viraram até promessas para eles irem às vias de fato. Em entrevista, o hoje atleta do Cuiabá respondeu uma das cutucadas do apresentador.

— Esse cara fala que é ídolo, que é o craque. Ganhou o quê? Todo mundo está entendendo de quem estou falando, né?. Ele ganhou o quê? Fez gol em quem?” — disse Deyverson, que não tardou para ser respondido por Neto.

— Deram espaço pro Liminha do futebol falar asneiras e valorizar seus feitos ‘incríveis’ de pereba desmiolado. Ô Zé Ruela, não sou eu que falo que sou ídolo! É a torcida e a calçada da fama do MAIOR time do Brasil. Daqui há alguns meses ninguém vai saber que você existe. Acredite — completou Neto.

Posteriormente, o apresentador afirmou que Deyverson fez um gesto obsceno para ele. E o chamou para a briga.

— Vem aqui apontar o dedo para mim. Vem pessoalmente. Eu quebro seu dedo! Isso para não falar que você vai apanhar de mim quando eu te encontrar e onde eu te encontrar.

Neto x Neymar

Neto não costuma perdoar Neymar, principalmente após as eliminações do PSG na Liga dos Campeões. Mas uma chamou a atenção porque entrou entre os assuntos mais comentados das redes sociais. Na desta temporada, ele chamou o atacante de “fofão”.

“Melhor jogador para vocês aí. Porque ele nunca vai ser o Rivaldo. O Rivaldo foi muito mais jogador que o Neymar. O Neymar, sem dúvida nenhuma é melhor que o Rivaldo, mas ele não vai ser o Rivaldo nunca. Não vai ser o Cafu nunca, não vai ser o Aldair nunca. Ele nunca vai ser o Roberto Carlos, o Dunga, o Mauro Silva. Ele nunca vai ser o Ronaldinho Gaúcho. Ele pode ser mais rico que todos eles juntos, mas jogar bola?”.

“E outra coisa, tá inchado de novo. Tá com o rosto parecendo o Fofão. Tá parecendo o Ulisses Costa. Acaba o jogo, ele não tá transpirando, tá transbordando. Inchado. No Tik Tok ele tá voando”, complementou o ex-jogador.

NOTA DO BLOG

Neto, que foi um excelente jogador, peca como comentarista ao ofender seus companheiros de trabalho. Não sei se chegou ao rádio e televisão com a preparação que sempre foi exigida, ou se caiu de paraquedas na mídia esportiva do Brasil.

Não tenho nada contra Neto. Não vejo seus programas e acho estranho a TV Bandeirantes, hoje, uma das grandes redes, não monitorar seu trabalho, fazendo os ajustes necessários no seu comportamento.

Neto é um bom comentarista; tem uma leitura de jogo muito eficiente.

Desejo que faça muito sucesso e tenha uma longa vida. Mas, corrigindo seu estilo agressivo e desnecessário.

Arivaldo Maia

Blog e Redação do EXTRA