Jon Jones ‘atropela’ Ciryl Gane e é o novo campeão dos pesos pesados UFC
   6 de março de 2023   │     18:00  │  0

Após três anos sem pisar em um octógono, Jon Jones retornou ao topo do UFC. Na madrugada deste domingo, 5, o lutadoR americano não tomou conhecimento de seu rival, o francês Ciryl Gane, campeão interino da categoria, e conquistou o cinturão dos pesos pesados (até 120kg) logo no primeiro round da luta principal do UFC 285, em Las Vegas.

Incontestável na categoria meio-pesado (até 93 kg), essa foi a primeira luta de Bones na nova divisão. Lutando pelo cinturão vago, o americano dominou o confronto desde o primeiro minuto e não demorou muito para levar Gane ao chão. Aos 2 minutos e 4 segundos do primeiro round, Jones encaixou uma guilhotina no francês, finalizando seu adversário e conquistado o título.

“Estou muito feliz, trabalhei por isso por muito tempo, muitas pessoas pensaram que eu nunca voltaria, mas mantive minha fé no meu objetivo e na minha missão”, disse Bones em entrevista após a luta. O lutador ainda brincou, imitando uma cabra ao final de sua fala. Em inglês, o termo “GOAT” pode se referir ao animal cabra, mas também é um acrônimo da expressão “Greatest Of All Time”, ou “Melhor de Todos os Tempos”, em português.

Além disso, o hiato em sua carreira também ocorreu devido às negociações para um novo contrato com o UFC. A luta pelo título era para ser contra o então campeão, o camaronês Francis Ngannou, que não acertou os valores com a organização e foi liberado para buscar melhores oportunidade, provavelmente no boxe.

As conversas se arrastaram, adiando o retorno de Jon Jones, até que Dana White, o chefão do UFC, tomou a decisão definitiva de colocar Gane, o postulante número um da categoria, como o adversário pelo título. O norte-americano também recebeu um aumento para a nova sequência nos pesados, após ameaçar sua própria investida no boxe.

Agora campeão dos pesos-pesados, o lutador já indicou contra quem deseja fazer sua primeira defesa de cinturão. “Querem me ver contra o Miocic? Se o Stipe quer me enfrentar, vou me manter treinando. Ele é o maior campeão peso-pesado de todos os tempos e quero lutar contra ele”, afirmou Jones após a vitória.

Arivaldo Maia com Redação ESTADÃO CONTEÚDO