STJD reduz pena do Sport para seis jogos e mantém punição ao Vasco
   6 de fevereiro de 2023   │     1:00  │  0

Sport Vasco Série BSport e Vasco foram a campo em outubro – (Foto: Rafael Bandeira/SCR)

Órgão decide diminuir sanções ao Leão da Ilha por invasão da torcida, já equipe carioca tem advertências mantidas aos atletas.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) retornou do recesso judiciário e decidiu, numa sessão do Pleno, sobre os recursos do jogo entre Sport e Vasco, disputado na Série B de 2022. Além de reduzir a perda de mandos de campo do Leão – de oito para seis jogos – e converter metade em ação social, manteve a punição aos jogadores vascaínos.

DEFINIÇÕES

A recuperação do ponto perdido, já que a partida havia sido dada como encerrada com a equipe rubro-negra impedindo a continuação, foi uma das causas ganhas pelos pernambucanos. O órgão acertou ainda a redução dos duelos com portões fechados, sendo três dos seis no total tendo presença exclusiva de mulheres e crianças; serão apenas dois sem torcida.

A advertência educativa repete o que aconteceu no Paraná neste ano, com Athletico e Coritiba. A multa financeira imputada ao Sport, pela invasão de seus torcedores ao gramado, caiu de R$ 180 mil para R$ 150 mil, uma das sanções impostas no primeiro julgamento.

PENA MANTIDA

Ao contrário do Sport, o Cruzmaltino não conseguiu reverter a pena imposta a seus atletas. Apesar de reconhecer que houve provocação, principalmente por parte de Raniel, a defesa dos cariocas não mudou as suspensões, pois foram mantidas. Luiz Henrique e Raniel, autor do gol, cumpriram já no ano passado, e quatro para o goleiro Halls, ficando mais dois sem poder atuar.

“Ele fez uma provocação, está tipificado no Artigo 258-A. Ele provocou sim. Sim, tem que agir com cautela e dar o exemplo, mas ele não fez nada além do que está previsto no artigo 258-A”, afirmou o advogado que representou o clube da Cruz de Malta.

Arivaldo Maia com Futebol Interior