CSA bate o Vitória e lidera Grupo B da Copa do Nordeste: 3×1
   6 de fevereiro de 2023   │     7:00  │  0

Azulão segue invicto na Copa do Nordeste, enquanto Leão ainda não venceu na competição patrocinada pela CBF – (Foto: A I L T O N  C R U Z)

Sob comando do interino Bebeto Moraes, Azulão se impõe dentro de casa e afasta crise momentaneamente.

Na tarde de ontem (5), o CSA venceu o Vitória e deu uma amenizada na crise que está instaurada nos bastidores. Com uma boa atuação e o apoio do torcedor no Estádio Rei Pelé, o Azulão passou pelos baianos com o placar de 3 a 1, com gols de Pará, Robinho e Rodriguinho, em duelo válido pela segunda rodada da Copa do Nordeste. Léo Gamalho fez o único gol do Leão.

Com o resultado, o CSA segue vivo na briga pela classificação para as quartas. Beneficiado pelos resultados da rodada, o time marujo é o atual líder do Grupo B do Nordestão, com quatro pontos. Já o Rubro-Negro fica em situação delicada, já que é o penúltimo do Grupo A, com um ponto.

Vai demorar um pouco para a dupla jogar pela Copa do NE. O CSA só atua pela 3ª rodada no dia 14, recebendo o Ferroviário, às 19h30, no Rei Pelé. O Vitória joga dia 15, fora de casa, contra o Sergipe, também às 19h30.

Pelo Estadual, porém, o compromisso de ambos já é logo de cara. O Azulão entra em campo no sábado, dia 11, às 16h, contra o Cruzeiro, no mesmo Trapichão. Já nesta quarta (8), o Vitória enfrenta o Atlético de Alagoinhas, no interior.

PRIMEIRO TEMPO

Sob comando do interino Bebeto Moraes, o CSA entrou em campo com uma nova formação. E logo no início, já veio um recado positivo. Em jogada individual, com um minuto, Geovane invadiu a área e caiu, após se chocar com Zeca. Apesar do lance gerar dúvidas, a arbitragem assinalou pênalti para o Azulão.

Com muita demora, quem foi para a cobrança foi o lateral Anderson Pará. Mas nada de pressão para o jogador. O lateral foi bem na bola, deslocou Lucas Arcanjo e abriu o placar no Trapichão.

Com a vantagem, o Azulão seguiu confortável em campo, enquanto o Vitória tinha dificuldades para criar suas jogadas. Tanto, que o time baiano seguiu sofrendo na defesa. Aos 13min, em cobrança de escanteio, Tomas Bastos levantou a bola com efeito. Pequenino, Robinho apareceu de surpresa na primeira trave e desviou de cabeça para aumentar a vantagem azulina: 2 a 0.

O segundo gol marujo destruiu o psicológico do Vitória, que mal tinha posse de bola. Mas, na bola parada, o Leão rugiu pela primeira vez. Com 17min, em um lance muito parecido com o segundo gol do CSA, Gegê cobrou escanteio e o artilheiro Léo Gamalho apareceu cabeceando no canto, recolocando o Rubro-Negro no jogo: 2×1.

Foram três gols antes da metade do primeiro tempo, então as equipes seguiram atacando. Com 18, o Vitória quase empatou, mas Railan foi travado na hora de finalizar. O Leão até igualou as ações e seguiu próximo do empate. Aos 31 minutos, Dibble chegou pela esquerda, tentou cruzar, mas acabou acertando o travessão.

Segurando o resultado, o CSA só veio ter uma chance com 39min. Em cobrança de falta perto da área, Xandão mandou uma bomba e a bola explodiu na barreira. Na resposta, começou uma verdadeira blitz do Leão. Osvaldo tentou pela direita e Dalberson afastou. No rebote, Dibble arriscou e a defesa cortou para manter o placar.

Com 45min, Pará tentou de fora e Arcanjo encaixou após desvio na defesa. Já aos 47, foi a vez de Dibble chutar com perigo, mas a bola subiu muito. Ainda deu tempo para Bruno Matias assustar aos 48, de cabeça, mas ele errou a direção do cabeceio. Apesar de todas as movimentações, a rede não voltou a balançar no primeiro tempo, que foi encerrado aos 49 minutos.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final também iniciou movimentada. Logo com 41 segundos, Kaio Nunes avançou bem e deu bom chute de fora, mas errou o alvo. Com 4min, Éverton Silva tentou gol olímpico e Arcanjo cortou quando a bola ia entrando. O CSA era melhor e o Vitória estava acuado, sem reação.

Se a coisa já estava feia para o Leão, o negócio só piorou aos 11 minutos, quando Robinho foi lançado sozinho para contra-atacar. O azulino ia sair na cara do gol, mas o zagueiro Dankler cometeu a falta. Como já tinha amarelo, a arbitragem não teve dúvidas e mandou o defensor para o chuveiro mais cedo. Na cobrança de falta, quase Tomas Bastos aumentou, mas Lucas Arcanjo fez uma linda defesa.

Mesmo com um jogador a menos, o Vitória conseguiu assustar. Gegê meteu um lindo lançamento na área, aos 16min. Léo Gamalho apareceu e deu um toque de cabeça, que morreu na trave. Com o susto, o Azulão tentou controlar mais a posse, enrolando o tempo.

Porém, quando surgiu a chance de ataque, o CSA foi fatal. Com 26 minutos, Éverton Silva fez uma linda jogada pela direita e cruzou na área. Arcanjo falhou feio e a bola sobrou com Rodriguinho, na pequena área, que só empurrou para o gol: 3 a 1.

Com o placar praticamente definido, o jogo perdeu muita intensidade. Com poucas chances criadas, os minutos passaram e nada do Vitória reagir. No contra-ataque, o Azulão até assustou, mas sem chutar no gol. Com 46min, Zeca tentou diminuir de fora, mas errou feio o alvo. Aos 50min, quase saiu o segundo do Leão. Dalberson foi chutar e a bola bateu em Tréllez. Antes da rede balançar, a arbitragem anulou o lance, sem motivo.

O lance foi o final do jogo, que foi encerrado aos 51min, enfim, com uma vitória azulina.

Pará cobrou bem o pênalti que abriu no placar no Trapichão – (Foto: A I L T O N  C R U Z)

Arivaldo Maia com texto de Guilherme Magalhães – Redação da Gazetaweb