Mundial de Clubes: Flamengo busca o bi em meio a um novo trabalho e instabilidade do Real Madrid
   3 de fevereiro de 2023   │     12:00  │  0

 

 

Fifa confirma Mundial de Clubes no formato atual até 2023

[email protected] (O Dia)

Rubro-negro estreia no próximo dia 7, contra o vencedor de Wydad Casablanca e Al-Hilal.

Campeão da Libertadores, o Flamengo chega à sua segunda disputa do Mundial de Clubes em pouco mais de três anos. A competição, que será disputada no Marrocos neste ano, começa nesta quarta-feira com sete equipes – uma de cada confederação e o campeão nacional marroquino. Favoritos, a expectativa é que a final seja entre o rubro-negro e o Real Madrid, que chegam ao Mundial em um momento completamente diferente daquele que terminaram a última temporada.

Desde que conquistou o tricampeonato da Libertadores, o Flamengo alterou por completo a sua comissão técnica. Dorival Júnior, que assumiu o trabalho no meio do ano e levou o time à conquista da Copa do Brasil e da competição continental no segundo semestre, foi preterido por Vítor Pereira. Ex-técnico do Corinthians, o treinador chegou a afirmar que deixaria o Brasil para resolver problemas familiares, mas voltou atrás em sua decisão após receber a proposta do Flamengo. Sob o comando do português, o Flamengo vai em busca do bicampeonato mundial. A primeira conquista do clube foi em 1981, contra o Liverpool, na Copa Intercontinental.

Sob novo comando, o Flamengo já disputou seis partidas – ainda jogará nesta quarta-feira, contra o Boavista pelo Campeonato Carioca antes de viajar para o Marrocos. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota, para o Palmeiras, na Supercopa do Brasil, que abre o calendário da temporada do futebol brasileiro.

O último jogo contra o Palmeiras deu sinais dos problemas do Flamengo no início de 2023, principalmente no meio-campo. João Gomes, volante que foi a revelação da equipe no último ano, foi anunciado pelo Wolverhampton da Inglaterra nesta semana. Destaque em 2019, Gérson retornou ao Brasil após duas temporadas no Olympique de Marselha, da França, mas ainda sem o mesmo nível de jogo e ritmo que o levaram à seleção brasileira de Tite.

No setor ofensivo, Pedro e Gabigol seguem correspondendo às expectativas. Contra o Palmeiras, foram responsáveis pelos três gols da derrota (um de Pedro e dois de Gabigol). Na temporada, os atacantes somam sete gols até aqui.

“É claro que queríamos ganhar (a Supercopa do Brasil), mas a gente tem que ser um pouco racional. É um começo de trabalho novo, precisamos melhorar algumas coisas que precisam de tempo”, disse Gabigol, em entrevista após a partida contra o Palmeiras. Camisa 10 a partir desta temporada, o atacante defende o trabalho de Vítor Pereira neste início do ano. “No Brasil é assim, perde um jogo (se torna) o pior time do mundo; ganhamos de 5 a 0 no Maracanã (do Nova Iguaçu) e vira o melhor time do mundo.”

Desde 2019, ano da última participação do Flamengo no Mundial de Clubes – perdeu para o Liverpool, na final, por 1 a 0 -, muita coisa mudou dentro do clube. Dos 11 titulares naquela decisão, apenas quatro começaram a última partida contra o Palmeiras: Gabigol, Éverton Ribeiro, Arrascaeta e Gérson. Filipe Luís e Rodrigo Caio são outros dois atletas que também seguem no clube, mas a principal mudança desde então foi no comando técnico.

Jorge Jesus, responsável por levar o Flamengo a cinco títulos em sua passagem de um ano pelo clube (Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana) assumiu o comando do Benfica em 2020. Até a chegada de Vítor Pereira, a lista de treinadores do Flamengo foi vasta: Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa e Dorival Júnior. Somando todos os títulos no período, eles igualam as conquistas de Jorge Jesus em seu ano no Flamengo.

A viagem da equipe está programada para a noite deste quinta-feira, 2, no aeroporto do Galeão. A equipe ficará concentrada em Rabat até sua partida de estreia.

Real Madrid

Campeão da Liga dos Campeões e espanhol em 2021/2022, o Real Madrid chega ao Mundial de Clubes em seu pior momento desde o último ano. Apesar de ter em seu elenco Karim Benzema, atual vencedor da Bola de Ouro, Vini Jr. e Rodrygo, que faz com que a equipe tenha um dos melhores trios de ataque do mundo, o Real não vive sua melhor fase desde a parada para a Copa do Mundo.

Nos últimos jogos, foram cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, para o Villareal e o Barcelona, esta na Supercopa da Espanha. Além disso, antes de viajar para o Mundial de Clubes, a equipe ainda encara duas partidas pelo Campeonato Espanhol: contra o Valencia, nesta quinta-feira, e Mallorca, neste domingo. Na competição nacional, está a cinco pontos do líder Barcelona.

Apesar dos clubes europeus não darem a mesma importância que os sul-americanos para o Mundial, o Real Madrid pode chegar à sua quinta conquista na competição – desde que passou a ser organizada pela Fifa – em sua sexta participação. O único ano em que não foi campeão foi em 2000, na edição disputada no Brasil. Na ocasião, o Corinthians conquistou o título, nos pênaltis, sobre o Vasco.

Ferland Mendy, lateral-esquerdo, é o único desfalque para a competição, com problema muscular. Além disso, o Real também projeta as oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Liverpool, a partir do dia 21 de fevereiro. Carlo Ancelotti pode utilizar uma equipe mista para o Mundial, por causa do preparo focado nos jogos da Champions.

No Marrocos, o Real Madrid estreia já nas semifinais, no próximo dia 8, contra o vencedor do duelo entre Seattle Sounders e Al Ahly ou Auckland City, que se enfrentam na primeira partida da competição.

Onde assistir

Além do Grupo Globo, que transmitirá o Mundial de Clubes pela TV Globo (TV Aberta) e SporTV (TV fechada), o torcedor terá a oportunidade de acompanhar os jogos pela internet, por meio da CazéTV (canal do apresentador e influenciador Casimiro Miguel, no YouTube e Twitch) e do Fifa+, assim como aconteceu na Copa do Mundo do Catar.

Arivaldo Maia com Redação do   Estadão