CRB consegue liminar junto ao STJD para contar com torcida no jogo contra o Náutico, pelo Nordestão
   3 de fevereiro de 2023   │     9:30  │  0

Na segunda-feira, o Governo de Pernambuco determinou o veto de torcida visitante nos clássicos locais e nos jogos de Náutico, Sport e Santa Cruz pela Copa do Nordeste.

Ontem, o CRB conseguiu uma liminar junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva para que a sua torcida tenha direito a ingressos e um setor destinado a ela na partida deste sábado, contra o Náutico, nos Aflitos, pela segunda rodada da Copa do Nordeste.

Na última segunda-feira, em reunião na sede da Federação Pernambucana de Futebol, foi tomada uma decisão em conjunto entre representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS) e do Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco proibindo a presença de torcida visitante nos clássicos envolvendo Sport, Santa Cruz e Náutico e também em jogos dos três clubes na Copa do Nordeste.

A medida foi tomada em caráter experimental e válida até o dia 6 de março.

Agora, com a liminar obtida pelo clube alagoano junto ao STJD, o Náutico teve três horas, após ser notificado, para iniciar a venda de ingressos para a torcida do CRB.

Entre os argumentos usados pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, para a decisão está a de que a ausência da torcida visitante causa um “dano irreparável ao equilíbrio do torneio”.

Em contato com o ge, o presidente do CRB, Mário Marroquim, mostrou confiança na presença de torcedores do seu clube na partida contra o Náutico e falou em “punição grave ao futebol pernambucano”, em caso de descumprimento.

O dirigente lembrou ainda do jogo entre Goiás e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, que acabou suspenso pelo STJD após ação do time paulista contrária a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás, vetando a presença de torcedores corintianos.

A partida foi disputada duas semanas depois, com a presença das duas torcidas, após termo assinado no Ministério Público do Estado de Goiás garantindo a segurança da partida.

“Se não houver torcida visitante haverá uma punição grave ao futebol pernambucano. No ano passado tivemos o caso do jogo entre Goiás e Corinthians em que o STJD suspendeu a partida até que fosse cumprida a decisão”, recordou Mário Marroquim.

– Acho essa atitude extremamente perigosa. Não estou falando só em nome do CRB. Qualquer outro clube que vá para o Recife vai querer a sua torcida presente. Quem precisa dá as condições de segurança para a realização do jogo é o time mandante – completou.

Posição da FPF e do Náutico

A reportagem do ge também entrou em contato com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, e com a assessoria do Náutico para comentar a decisão obtida pelo CRB no STJD.

Segundo Evandro, a proibição da presença de torcida visitante foi tomada pelo poder público de Pernambuco, e não pela Federação. Com isso, o dirigente acredita que a liminar será derrubada.

Arivaldo Maia com João de Andrade Neto – Redação do ge – Recife