Com campanha avassaladora, Napoli encanta a Itália e toda a Europa
   29 de janeiro de 2023   │     21:00  │  0

Técnico Luciano Spalletti – (Foto: Gazeta Esportiva – Filippo Monteforte/AFP)

 

Com um futebol vistoso, bonito e prazeroso de se ver, seja nos estádios ou pela TV, um time do sul da Itália tem se destacado nesta temporada e encantado o país da Bota e toda a Europa. É o Napoli, conhecido pela passagem mágica do argentino Diego Maradona por lá nos anos 1980 e início dos 1990, que não tem dado chance para ninguém nas duas principais competições que disputa: o Campeonato Italiano e a Liga dos Campeões da Europa.

O torneio nacional chegou agora em sua metade. Foram 19 rodadas para completar o primeiro turno e o simbólico título de “campeão de inverno” ficou com sobras com o Napoli. Até agora são incríveis 16 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O time ganhou as duas primeiras partidas, empatou as duas seguintes e emendou uma sequência de 11 triunfos seguidos, só parando no revés para a Internazionale por 1 a 0, em Milão, no primeiro jogo de 2023, após uma parada de quase dois meses por causa da Copa do Mundo.

Essa derrota poderia ser o prenúncio de uma queda de produção, mas nada disso aconteceu. O Napoli conseguiu mais três vitórias consecutivas para fechar o turno, incluindo aí um sonoro e histórico 5 a 1 na Juventus, sua maior rival no país, para delírio dos torcedores que lotaram o estádio agora chamado Diego Maradona – homenagem feita após a morte do ídolo, em 2020 – em uma sexta-feira à noite. Com a ajuda de tropeços surpreendentes de Milan e Internazionale, os napolitanos estão com 12 pontos de vantagem na liderança.

“A minha obsessão é ver a cidade explodir de alegria. Sabemos o que temos feito no gramado”, afirmou o técnico Luciano Spalletti, que em sua segunda temporada à frente do time tem mostrado seu estilo de jogo ofensivo e ousado. Só para ser ter uma ideia do que o Napoli fez até agora, já venceu fora de casa alguns dos principais rivais na luta pelo “scudetto” – casos de Milan, Roma, Lazio e Atalanta.

Já na Europa, que vive a expectativa do início das oitavas de final da Liga dos Campeões, o Napoli mostrou a sua força na fase de grupos. Caiu em uma chave considerada complicada com Ajax e Liverpool pela frente, além do escocês Rangers, e não mostrou medo. Pelo contrário, deixou seus rivais atordoados. Logo na estreia aplicou uma goleada de 4 a 1 nos ingleses em casa. Na sequência, 3 a 0 na Escócia e um incontestável 6 a 1 na Holanda. Voltou para casa e ganhou mais uma vez de Ajax e Rangers, para depois garantir a liderança mesmo com uma derrota no estádio Anfield Road, em Liverpool.

Os destaques
O que mais impressiona nesta atual fase do Napoli é ter feito o que fez até agora com um time em reconstrução. Ao final da temporada passada, três dos principais jogadores do time nos últimos anos foram embora: o zagueiro senegalês Kalidou Koulibaly (para o Chelsea), o atacante belga Dries Mertens (maior artilheiro da história do clube, que foi para a Turquia) e o também atacante, e napolitano de nascimento, Lorenzo Insigne (para o FC Toronto, que joga a MLS).

Um bom trabalho de observação aliado a uma ida certeira ao mercado impediu que o Napoli se ressentisse esportivamente do adeus de seus ídolos. O clube contratou jogadores pouco conhecidos como os atacantes Raspadori e Giovanni Simeone (filho do ex-volante e hoje técnico Diego Simeone) e o zagueiro sul-coreano Min-jae Kim. E acertou em cheio em um completamente desconhecido Khvicha Kvaratskhelia, ponta esquerda georgiano de 21 anos que havia jogado na Rússia e estava no Dínamo Batumi, de seu país. Com dribles desconcertantes, assistências e belos gols, já ganhou o apelido de “Kvaradona”.

Com eles, o Napoli detém o melhor ataque da Serie A italiana, com 46 gols marcados, e também tem a melhor defesa da competição, com somente 14 tentos sofridos. O grande artilheiro da liga é outro grande destaque do time, que já está em sua terceira temporada em terras napolitanas: o nigeriano Victor Osimhen, com 13 gols.

E tem mais. Até aqui, o clube lidera algumas estatísticas importantes do Campeonato Italiano: é a equipe com mais goleadas aplicadas (5); mais vitórias (16); menos derrotas (1) e com a maior sequência de invencibilidade (15). É o time a ser batido na Itália, em quem sabe na Europa, na atualidade.

Khvicha Kvaratskhelia – (Foto: Gazeta Esportiva – Divulgação/AFP)

Arivaldo Maia com  Gazeta EsportivaGazeta Esportiva