Guia dos estádios do Carioca: em expansão, Luso-Brasileiro une a tranquilidade da Ilha do Governador à ascensão da Portuguesa
   28 de janeiro de 2023   │     5:00  │  0

O estádio Luso-Brasileiro antes do jogo contra o Bangu, no sábado. Ao fundo, estruturas da nova arquibancadaO estádio Luso-Brasileiro antes do jogo contra o Bangu, no sábado. Ao fundo, estruturas da nova arquibancada – (Foto: Brenno Carvalho)

Entre as vias expressas, o movimento intenso nas ruas e avenidas e a boa dose de caos inerentes à cidade do Rio de Janeiro, encontrar um cantinho com clima de tranquilidade não é das missões mais fáceis, principalmente quando se trata de futebol. Mas a cerca de 16 km do Maracanã, na Ilha do Governador, o Estádio Luso-Brasileiro oferece um ambiente dos mais aconchegantes para acompanhar uma rodada de Campeonato Carioca — visita que está na agenda de torcedores do Vasco e do Botafogo.

Nas próximas semanas, O GLOBO publica uma série especial contando o que de melhor os estádios alternativos do Rio de Janeiro podem proporcionar aos torcedores ao longo deste Estadual. Do Luso ao Raulino de Oliveira, o guia traz dicas gastronômicas, relatos sobre as comunidades de torcedores e um gostinho do que o mapa do futebol fluminense tem a oferecer.

A principal tarefa de cruz-maltinos e alvinegros, que enfrentam a dona da casa, a Portuguesa, e o Madureira, respectivamente, será a chegada ao estádio. Região formada por vários bairros, a Ilha do Governador é famosa por ter apenas uma entrada e saída, tornando a jornada um pouco mais complexa. Superado esse obstáculo, a chegada à região praticamente coloca o torcedor à beira do bairro homônimo ao clube e onde fica o Luso.

Pela rua Figueira da Foz, é a parte lateral. Descendo esta rua na direção contrária à entrada do Luso, darão de cara com a Estrada do Galeão e um calçadão boêmio em recente expansão, com variedades de bares. Há opções para todos os gostos, de uma simples tarde com petiscos e cerveja a música ao vivo.

Os que preferem curtir o clima de jogo já na porta do estádio certamente pararão no Trailer do Cleber, que fica entre o fim da Figueira da Foz e a rua Haroldo Lobo, praticamente em frente à entrada social da Portuguesa. Por lá, concentra-se a massa de torcedores, que revezam entre churrasco e cerveja, além de acompanhar os jogos da rodada. O GLOBO visitou o estádio antes da partida entre Portuguesa e Bangu, no sábado, e acompanhou uma animada confraternização entre as duas torcidas no local.

Reforma para ampliação

Dona da casa, a Portuguesa vive um momento de ascensão. Vem de campanhas de semifinal e sétimo lugar geral nos Cariocas de 2021 e 22. Na temporada passada, ficou a uma fase do acesso à Série C do Brasileirão, além de ter feito grande jornada na Copa do Brasil, eliminando CRB e Sampaio Correa antes de cair nas oitavas para o Corinthians.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA