CBF irá estrear modelo de VAR utilizado na Premier League em jogo da Supercopa
   27 de janeiro de 2023   │     12:00  │  0

Jogo entre Palmeiras e Flamengo terá novo modelo de VARJogo entre Palmeiras e Flamengo terá novo modelo de VAR – (Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo)

A Supercopa do Brasil, jogo que será realizado amanhã entre Palmeiras e Flamengo, terá uma novidade no VAR. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai estrear o modelo com linhas mais grossas de impedimento, estratégia utilizada na Premier League. A informação é do jornal Metrópoles.

A medida favorece os atletas que jogam na posição de ataque e, provavelmente, diminuirá o número de gols anulados por posição de impedimento. Esta será a segunda novidade do VAR para a partida, já que inicialmente foi divulgado que o jogo terá os lances analisados pela ferramente exibidos em tempo real nos dois telões do estádio Mané Garrincha.

Essa medida de alargar a linha era uma pedida dos clubes à Fifa e a CBF desde 2021 e, caso funcione, será utilizada no futebol brasileiro em 2023. As linhas mais grossas servem para retorno do conceito de mesma linha em lances milimétricos. Ou seja, caso elas estejam uma sobre a outra, o jogador que ataca estará em posição válida.

O Palmeiras, que conquistou o Campeonato Brasileiro, e o Flamengo, que se sagrou campeão da Copa do Brasil ao vencer o Corinthians nos pênaltis, se enfrentam pela Supercopa do Brasil. Esta será a segunda vez em que os times se enfrentarão na decisão. Em 2021, o clube carioca levou a melhor nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal. O jogo também foi disputado em Brasília.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA