Jogos de Paris-2024 terão homens disputando Nado Artístico, revela World Aquatics
   23 de dezembro de 2022   │     12:00  │  0

Pela primeira vez na história do evento, logo será comum tanto para os Jogos Olímpicos como para os Paralímpicos
Paris 2024: logo traz elementos dos Jogos Olímpicos de 1900 e 1924, ambos sediados na capital da França (Paris 2024/Divulgação)
Paris 2024: logo traz elementos dos Jogos Olímpicos de 1900 e 1924, ambos sediados na capital da França – (Paris 2024/Divulgação)

 

O Nado Artístico que tanto empolga pelos impressionantes movimentos e sincronismo entre as equipes olímpicas vai deixar de ser exclusividade feminina. A World Aquatics revelou ontem que os homens também defenderão a modalidade, nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Nada de equipes masculinas inteiras, contudo. A aprovação do Comitê Olímpico Internacional permite no máximo dois homens entre os oito atletas selecionados no evento. Ao menos 10 nações devem estar em Paris-2024.

“Os esportes aquáticos são universais e os homens provaram ser excelentes nadadores artísticos”, disse o presidente da World Aquatics, Husain Al-Musallam, em comunicado.

Os homens já competem na natação artística nos campeonatos mundiais bienais de esportes aquáticos desde 2015. Bill May e Christina Jones garantiram o ouro para os Estados Unidos no evento inaugural de dueto misto em Kazan, na Rússia.

“A inclusão de homens na natação artística olímpica já foi considerada um sonho impossível”, disse May, citando a “perseverança, a ajuda e o apoio de tantos”. No mundial de 2022 em Budapeste, o dueto misto foi vencido pelos italianos Giorgio Minisini e Lucrezia Ruggiero em uma competição de 13 nações.

“Este anúncio é um marco na história da natação artística”, afirmou Minisini, comemorando a inclusão olímpica.

Arivaldo Maia e Redação do ESTADÃO CONTEÚDO