Holanda x Argentina: goleiro com missão de parar Messi recebe no ano o que astro ganha em um dia
   9 de dezembro de 2022   │     13:00  │  0

Noppert, goleiro da Holanda, após vitória contra os Estados Unidos — Foto: Rungroj Yongrit/EFE

Noppert, goleiro da Holanda, após vitória contra os Estados Unidos —( Foto: Rungroj Yongrit/EFE)

Estreante em Copa do Mundo, Andries Noppert tem o menor salário entre jogadores da seleção da Holanda e recebe 315 vezes menos que astro argentino Lionel Messi.

Andries Noppert deixou o modesto Heerenveen, na Holanda, para disputar sua primeira Copa do Mundo e assume a missão, nesta sexta-feira, de parar o maior astro da própria geração no futebol: Lionel Messi. Os dois são adversários nas quartas de final, sexta, às 16h, e o tamanho do desafio está evidente nos números. Desde a experiência, passando à quantidade de jogos na carreira e… principalmente no salário.

O salário de Noppert está avaliado em 130 mil euros ao ano (aproximadamente R$ 711 mil na cotação atual). Já o de Messi está em 41 milhões de euros (R$ 224 milhões), de acordo com a imprensa internacional.

O cálculo para medir a diferença entre os dois considera esses valores e o ano composto por 365 dias, em que Messi precisa de um dia e mais quatro horas para chegar ao montante de 131.050 mil euros – atingindo o patamar do valor que Noppert recebe.

O goleiro holandês, inclusive, revelou a própria condição salarial – sem detalhe em números – nesta semana, em entrevista ao jornal AD Sportwereld.

“Se eu sou o jogador mais mal pago da seleção holandesa? Sim, 100%. Parece bastante lógico para mim”, comentou.

A diferença salarial, contudo, está longe de ser o único parâmetro a deixar evidente o que há de distinto entre os dois.

Noppert era considerado um “eterno reserva” até o início do ano passado, quando tinha feito apenas 16 partidas profissionais em toda a carreira – com oito temporadas, de 2013/2014 até 2020/2021. Lionel Messi – contando somente esse mesmo período e as atuações por clube – fez 399 jogos.

O argentino sempre manteve a média de atuações acima dos 30 jogos por temporada, enquanto o holandês só veio ter uma mudança no ano passado – quando se transferiu ao modesto Go Ahead Eagles, da Holanda, e fez 20 partidas. Agora, está no Heerenveen e tem 14 – com a competição paralisada pela Copa.

Na seleção nacional, o cenário torna-se ainda mais evidente. Lionel Messi esteve em 14 competições pela Argentina – desde a base -, sendo cinco Copas do Mundo e com 62 partidas em disputas Fifa na equipe principal.

Noppert… tem quatro. Antes dessa Copa do Mundo, aliás, o goleiro nunca havia atuado pela seleção da Holanda, motivando uma série de questionamentos após a convocação do técnico Louis Van Gaal. Escolhas que passam pelo comandante e principalmente pelo preparador de goleiros, Frans Hoek.

O camisa 1 da Holanda estreou sob desconfiança e brilhou entre os goleiros com mais defesas nesta Copa do Mundo. O camisa 10, por sua vez, sustenta cadeira cativa na Argentina e tem sido decisivo no Catar, com três gols em quatro jogos. Hoje, às 16h do horário de Brasília, eles se colocam frente a frente.

Noppert, goleiro da Holanda — Foto: ADRIAN DENNIS / AFP

Noppert, goleiro da Holanda — (Foto: ADRIAN DENNIS / AFP)

Arivaldo Maia com Redação do ge — Doha, Catar